A aveia pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, então que tal incluí-la na alimentação em forma de biscoitos de aveia? Ela é fonte riquíssima de polifenóis e saponinas, poderosos antioxidantes. Além disso, por conter componentes que suavizam a pele, ela é presença obrigatória em tratamentos de beleza caseiros. Contém também betaglucana, um tipo especial de fibra com propriedades que reforçam a imunidade, estabilizam a glicemia e baixam os níveis sanguíneos de colesterol.

Já as avenantramidas, antioxidantes encontrados apenas na aveia, destroem os radicais livres. Também ajudam a evitar a aterosclerose (o “endurecimento das artérias”). Combinadas, essas duas propriedades ajudam a fortalecer a saúde do coração. Além disso, a aveia é boa fonte de selênio, um poderoso antioxidante que repara danos causados ao DNA. Inclusive, o selênio também está relacionado à redução do risco de câncer, sobretudo do câncer de cólon. Finalmente, alguns estudos mostram que as avenantramidas reduzem coceiras e inflamações quando a aveia é aplicada na pele. E para ter todos esses benefícios na sua mesa, é muito simples. Prepare hoje mesmo esses biscoitos de aveia deliciosos!

Biscoitos de aveia com gotas de chocolate

Ingredientes

½ xícara de manteiga
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de melado
1 ovo
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de aveia em flocos finos
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Numa tigela grande, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione o melado, o ovo e a essência de baunilha, mas batendo sempre. Em outra tigela, misture a farinha, a aveia, o bicarbonato de sódio, a canela e o sal. Junte aos poucos ao creme de manteiga e misture bem. Depois, acrescente as gotas de chocolate e misture.

Assine nosso conteúdo exclusivo

Enrole a massa em bolinhas de 4 cm. Arrume-as em assadeiras untadas, deixando 5 cm entre elas. Em seguida, leve ao forno a 180°C por 8-10 minutos, ou até os biscoitos dourarem. Deixe esfriar por 5 minutos e transfira para uma grade para esfriarem por completo.

Biscoitos de maçã e aveia

Ingredientes

½ xícara de açúcar mascavo peneirado, apertado no medidor
55 g de xícara de açúcar
80 ml de óleo de canola
1 ovo
1 colher (sopa) de leite desnatado
¾ de colher (chá) de essência de baunilha
125 g de aveia em flocos finos
¾ de xícara de farinha de trigo
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ xícara de maçã desidratada picada fino

Modo de preparo

Numa tigela, misture os açúcares e o óleo até obter um mistura homogênea. Depois, adicione o ovo, o leite e a essência de baunilha. Em outra tigela, misture a aveia, a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal. Junte aos poucos ao creme de açúcar e misture bem. Em seguida, acrescente a maçã picada.

Com uma colher de sopa, coloque porções de massa em assadeiras untadas, mas deixe cerca de 5 cm entre cada porção. Leve ao forno a 190°C por 10-12 minutos, ou até os biscoitos dourarem levemente. Por fim, deixe esfriarem sobre uma grade.

Já experimentou crepe de aveia? Veja aqui a receita e faça o seu hoje mesmo!

Biscoitos light de aveia e passas

Ingredientes

1 xícara (125 g) de passas
60 ml de água
3 claras de ovo
1 colher (sopa) de melado
1 xícara de açúcar
1 xícara de açúcar mascavo peneirado, apertado no medidor
1 ½ colher (chá) de essência de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de leite em pó desnatado
1 ½ colher (chá) de fermento em pó
1 ½ colher (chá) de canela em pó
2 ½ xícaras de aveia em flocos finos

Modo de preparo

Num processador de alimentos, coloque as passas, a água, as claras de ovo e o melado. Tampe e processe por 10-15 segundos, ou até as passas estarem bem picadas. Em seguida, transfira para uma tigela grande. Adicione os açúcares e a baunilha. Em outra tigela, misture a farinha, o leite em pó, o fermento e a canela. Incorpore aos poucos à mistura de passas. Depois, acrescente a aveia e misture.

Com uma colher de sopa, coloque porções de massa em assadeiras untadas, mas deixe 5 cm entre cada porção. Leve ao forno a 180°C por 8-10 minutos, ou até as bordas dos biscoitos dourarem. Deixe esfriar sobre uma grade.

Biscoitos de aveia e caramelo

Ingredientes

¾ de xícara de manteiga
1 xícara de açúcar mascavo peneirado, apertado no medidor
¾ de xícara de açúcar
2 ovos
3 colheres (chá) de essência de baunilha
335 g de farinha de trigo
280 g de aveia em flocos
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
285 g de caramelos de leite picados

Modo de preparo

Numa tigela, bata a manteiga e os açúcares até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, uma a um, mas bata bem após cada adição. Acrescente baunilha e bata mais um pouco. Em outra tigela, misture a farinha, a aveia, o bicarbonato de sódio, o fermento em pó e o sal. Depois, junte aos poucos o creme de manteiga e misture bem. Por fim, acrescente as balas de caramelo.

Com uma colher de sopa, coloque porções de massa em assadeiras não untadas, deixando 5 cm entre cada porção. Leve ao forno a 190°C por 10-12 minutos, ou até os biscoitos dourarem. Em seguida, deixe esfriar por 1 minuto na assadeira antes de transferir para grades para esfriarem por completo.

Veja também como preparar a sua própria barrinha de cereais em casa!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!