A Páscoa já está chegando! Então, que tal substituir os tradicionais ovos de páscoa de chocolate por deliciosos biscoitos de páscoa caseiros? Além de agradar o paladar, eles trarão encanto aos olhos, com seus formatos e cores. As crianças com certeza vão adorar! Faça essas receitas e prepare-se para os elogios.

Biscoitos de Páscoa

Ingredientes

1 xícara (250 g) de manteiga
1⁄3 de xícara (90 g) de cream cheese em temperatura ambiente
1 xícara (230 g) de açúcar
1 gema de ovo
1⁄2 colher (chá) de essência de baunilha
1⁄4 de colher (chá) de essência de amêndoa
2 1⁄4 xícaras (335 g) de farinha de trigo
1⁄2 colher (chá) de sal
1⁄4 de colher (chá) de bicarbonato de sódio
Glacê ou açúcar coloridos

Modo de Preparo

Numa tigela, bata a manteiga, o cream cheese e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Depois, adicione a gema, as essências de baunilha e de amêndoa, e bata mais um pouco. Em outra tigela, misture a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio. Em seguida, junte aos poucos ao creme de manteiga e misture bem. Cubra e leve à geladeira por 3 horas ou até a massa ficar maleável.

Com um rolo, abra a massa entre duas folhas de papel‑manteiga numa espessura bem fina. Logo depois, corte os biscoitos com um cortador de 6 cm enfarinhado em formato de ovo de páscoa ou de coelho.

Em seguida, arrume os biscoitos em assadeiras não untadas, deixando 3 cm entre cada um. Leve ao forno a 190°C por 8‑10 minutos, ou até as bordas dos biscoitos começarem a dourar. Deixe esfriar por 2 minutos e transfira para grades para esfriarem por completo. Decore como desejar com glacê ou açúcar.

Rende 48 biscoitos

Biscoito de Páscoa decorado

Ingredientes

1⁄2 xícara (125 g) de manteiga
1⁄2 xícara (115 g) de açúcar
1 ovo
1 1⁄2 colher (sopa) de água gelada
1⁄2 colher (chá) de essência de baunilha
1 2⁄3 xícara (250 g) de farinha de trigo
1⁄2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1⁄4 de colher (chá) de sal

Decoração

1 xícara (125 g) de açúcar de confeiteiro
1 1⁄2 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de glucose de milho
Corante alimentício líquido
Corante alimentício em gel
Fitas
Ramos ou arame para flores

Modo de Preparo

Numa tigela, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione o ovo, a água e a baunilha, batendo mais um pouco. Em outra tigela, misture os ingredientes secos e misture aos poucos ao creme de manteiga. Depois, cubra e leve à geladeira por várias horas.

Com um rolo, abra a massa entre duas folhas de papel‑manteiga numa espessura bem fina. Corte os biscoitos com um cortador em formato de ovo de Páscoa enfarinhado (ou de outros temas de Páscoa, como coelhos). Fure o alto de pelo menos 20 deles com um palito.

Em seguida, arrume os biscoitos em assadeiras untadas, deixando 5 cm entre eles. Leve ao forno a 180°C por 10‑12 minutos, ou até dourarem. Depois, transfira para grades.

Para fazer a decoração, misture o açúcar de confeiteiro, a água e a glucose de milho até obter uma mistura homogênea. Mas se for usar muita cores, divida o glacê em diversas tigelinhas e adicione os corantes. Usando um pequeno pincel e mexendo o glacê com frequência, pincele os biscoitos (ou deixe alguns sem nada). Deixe secar por pelo menos 1 hora.

Faça desenhos com o glacê colorido ou com o gel. Deixe secar. Logo depois, use fitas para pendurar os biscoitos nos ramos ou arames.

Rende 36 biscoitos

Receita Extra: Coelhinhos de Merengue

Ingredientes

2 claras de ovo
1⁄4 de colher (chá) de cremor de tártaro
1⁄2 xícara (115 g) de açúcar
1 xícara (125 g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de leite evaporado
Corante alimentício vermelho
36 confeitos vermelhos em formato de coração

Modo de Preparo

Numa tigela, bata as claras e o cremor de tártaro na batedeira em velocidade média até formar pequenos picos. Seguidamente, adicione aos poucos o açúcar refinado, 1 colher (sopa) de cada vez, batendo em velocidade alta até formar picos firmes.

Faça um furo no canto inferior de um saco plástico. Então, encha com a mistura de clara, pressione o saco e faça coelhinhos de 12 cm sobre assadeiras forradas com papel‑manteiga. Em seguida, leve ao forno a 110ºC por 30 minutos, ou até firmarem. Deixe esfriar por completo sobre uma grade.

Numa tigela, misture o açúcar de confeiteiro e o leite, e adicione o corante como desejar. Faça um furo no canto inferior de um saco plástico e encha com o glacê. Então, faça orelhas, bigodes e bocas nos coelhinhos, e deixe secar. Para finalizar, fixe os corações nos olhos e no nariz com uma gotinha de glacê.

Rende 12 coelhinhos

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!