Este bolo tem o sabor intenso do chocolate meio amargo, a irresistível consistência da trufa e uma fração da gordura de um bolo comum – porque conta com um ingrediente surpresa: feijão-preto! Você não sentirá o gosto do feijão, mas suas fibras e proteínas irão ajudar a contrabalançar os carboidratos. Delicioso e saudável!

Ingredientes:

250 g de chocolate meio amargo (60% ou 70%) em pedaços

2 xícaras de feijão-preto, cozido, lavado e escorrido

4 ovos grandes levemente batidos

1 xícara de açúcar

1/2 colher (chá) de fermento em pó

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

4 xícaras de framboesas frescas, lavadas ou morangos fatiados ou gomos de laranja

Modo de fazer:

1 Preaqueça o forno à temperatura de 180°C. Unte uma fôrma de bolo redonda de 23 cm de diâmetro com uma leve camada de óleo. Forre o fundo com papel vegetal ou papel-manteiga.

2 Derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. A água deve estar quente, mas sem ferver.

3 Triture o feijão já cozido num processador até formar um purê. Acrescente os ovos, o açúcar, o fermento e a baunilha. Processe até a mistura ficar homogênea e cremosa, parando sempre para raspar os respingos de massa das laterais do recipiente e incorporá-los. Adicione o chocolate e pulse várias vezes até a massa ficar totalmente homogênea. Despeje a massa na fôrma.

4 Asse até que a superfície esteja fofa ao ser tocada levemente – de 35 a 45 minutos. (A superfície do bolo estará rachada.) Deixe o bolo esfriar dentro da fôrma, em local arejado, durante 5 minutos. Desenforme e retire o papel. Polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva ligeiramente quente ou à temperatura ambiente, para que ele tenha a textura de trufa, acompanhado de framboesas (ou outra fruta). Uma porção: 1 fatia (1/16 do bolo) e 1/2 xícara de fruta.

Dicas: Se desejar decorar o bolo, cubra-o com papel com desenhos vazados e, em seguida, polvilhe-o com açúcar de confeiteiro. Você poderá criar seus próprios desenhos, usando papel-manteiga.

Rendimento: 16 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Tempo de cozimento: 35 a 45 minutos

Informação nutricional:

Cada porção contém: 193 calorias, 4 g de proteínas, 36 g de carboidratos, 6 g de fibras,  6 g de gorduras totais, 3 g  de gorduras saturadas, 53 mg de colesterol, 195 mg  de sódio

Quer experimentar outro bolo delicioso? Clique aqui!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!