O brownie de chocolate é um dos doces mais deliciosos que existem. Alguns são simples e uma ótima sobremesa para o almoço do final de semana, ou jantar durante a semana. Enquanto outros são sofisticados e vão impressionar seus amigos em ocasiões especiais. Então não perca mais tempo e confira as receitas a seguir. Prepare-se para experimentar brownies incríveis.

Brownie de chocolate e laranja

Ingredientes:

185 g de manteiga cortada em cubos

110 g de chocolate meio amargo picado

3 ovos

460 g de açúcar

1 colher (chá) de essência de laranja

150 g de farinha de trigo

170 g de gotas de chocolate meio amargo

açúcar de confeiteiro

Modo de fazer:

1 Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e mexa. Depois, deixe esfriar um pouco. Numa tigela, bata os ovos e o açúcar. Adicione a mistura de chocolate e mexa. Em seguida, acrescente a essência de laranja e misture. Junte aos poucos a farinha ao creme de chocolate e mexa bem.

2 Despeje a mistura numa assadeira de 33 cm x 23 cm untada. Por fim, salpique as gotas de chocolate e leve ao forno a 180°C por 30-35 minutos, ou até que, ao enfiar um palito próximo ao centro da massa, ele saia limpo.

3 Deixe esfriar na assadeira sobre uma grade e depois corte em quadradinhos. Mas antes de servir, polvilhe o açúcar de confeiteiro.

Rende 24 brownies

Brownie de chocolate e creme azedo

Ingredientes:

250 ml de água

125 g de manteiga

35 g de chocolate meio amargo

300 g de farinha de trigo

440 g de açúcar

½ colher (chá) de sal

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

2 ovos levemente batidos

125 g de creme azedo

½ colher (chá) de essência de baunilha

125 g de nozes picadas

Ingredientes da cobertura:

125 g de manteiga

35 g de chocolate meio amargo picado

375 g de açúcar de confeiteiro

80 ml de leite

1 colher (chá) essência de baunilha

Modo de fazer:

1 Numa panela, leve a água, a manteiga e o chocolate para ferver por 1 minuto. Retire do fogo e deixe esfriar. À parte, misture a farinha, o açúcar, o bicarbonato de sódio e o sal. Depois, adicione a mistura de chocolate e mexa. Em seguida, junte os ovos, a baunilha e o creme azedo, e misture. Para finalizar, adicione as nozes.

2 Despeje numa assadeira de 38 cm x 25 cm untada. Leve ao forno a 180°C por 20-25 minutos, ou até que, ao enfiar um palito próximo ao centro da massa, ele saia limpo. Então, deixe esfriar por 10 minutos.

3 Para fazer a cobertura, derreta a manteiga e o chocolate. Assim que formar um creme homogêneo, coloque numa tigela e acrescente 185 g de açúcar de confeiteiro e bata. Depois, adicione o leite, a baunilha e o restante do açúcar, e bata até ficar cremoso. Espalhe sobre o bolo quente e deixe esfriar. Corte em retângulos.

Rende 18 brownies

Gosta de chocolate meio amargo? Então confira os inúmeros benefícios que ele traz para a saúde.

Brownie de trufa de framboesa

Ingredientes:

185 g de chocolate meio amargo picado

125 g de manteiga cortada em cubos

2 ovos

220 g de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

150 g de farinha de trigo

¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio

¼ de colher (chá) de sal

125 g de framboesas frescas

Ingredientes da cobertura:

185 g de chocolate meio amargo picado

160 ml de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de geleia de framboesa sem sementes

1 colher (chá) de essência de baunilha

12 framboesas frescas

Modo de fazer:

1 Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria ou no micro-ondas e mexa até obter um creme. Numa tigela, bata os ovos, o açúcar e a baunilha. Em seguida, adicione a mistura de chocolate e mexa. Em outra tigela, misture a farinha, o bicarbonato de sódio e o sal. E, aos poucos, junte à mistura de chocolate. Logo depois, coloque as framboesas delicadamente e espalhe a massa numa assadeira quadrada de 23 cm untada. Leve o forno a 180°C por 25-30 minutos, mas não deixe assar demais. Deixe esfriar na assadeira sobre uma grade.

Você sabia que o bolo red velvet também leva chocolate? Confira essa receita maravilhosa.

2 Para fazer a cobertura, misture o chocolate, o creme de leite e a geleia. Então aqueça no micro-ondas, em potência média por 2-3 minutos, ou até ficar cremoso, mexendo duas vezes durante o processo. Depois, transfira para uma tigela e acrescente a baunilha. Coloque sobre uma vasilha com água gelada e mexa por 3-5 minutos. Após resfriar, bata na batedeira em velocidade média até formar pequenos picos.

3 Use um saco de confeiteiro ou faça um pequeno furo no canto inferior de um saco plástico com fecho e insira um bico em formato de estrela. Então, preencha o saco com 60 g de cobertura. Espalhe a cobertura restante sobre o brownie e corte-o em 12 quadrados. Em seguida, faça uma rosa de chocolate no centro de cada brownie e coloque uma framboesa em cima. Por fim, cubra e leve à geladeira por 30 minutos, ou até que a cobertura esteja firme. Guarde os brownies na geladeira.

Renda 12 brownies

Brownie marmorizado

Ingredientes:

90 g de manteiga

50 g de chocolate meio amargo picado

140 g de açúcar

2 ovos

1 colher (chá) de essência de baunilha

100 g de farinha de trigo

½ colher (chá) de fermento em pó

Ingredientes da camada de cheesecake:

250 g de cream cheese

110 g de açúcar

1 ovo

1 colher (chá) de essência de baunilha

170 g de gotas de chocolate meio amargo

1 Derreta a manteiga e o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e mexa até obter um creme. Logo depois, acrescente o açúcar, os ovos e a baunilha, e mexa. Já em outra tigela, misture a farinha e o fermento, junte aos poucos à mistura de chocolate e mexa bem. Coloque numa assadeira quadrada de 20 cm untada própria para micro-ondas e reserve.

2 Numa tigela que possa ir ao micro-ondas, aqueça em potência alta o cream cheese por 30-40 segundos, ou até amolecer. Retire e depois mexa até formar um creme. Em seguida, acrescente o açúcar, o ovo e a baunilha, e continue mexendo. E com uma colher, aplique o creme sobre a massa de brownie e fure a massa com uma faca, para misturar as duas camadas. Salpique as gotas de chocolate.

3 Leve a tigela destampada ao micro-ondas a 70% da potência por 8-10 minutos. Cozinhe em potência alta por mais 1 minutos. Por fim, deixe esfriar na assadeira sobre uma grade. Corte em quadradinhos e guarde na geladeira.

Rende 12 brownies

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!