Algumas dicas para deixar seu cabelo e unhas com uma aparência fabulosa. Afinal, cuidar-se eleva a autoestima! Unhas feitas e um bom corte de cabelo ajudam no trabalho, como também quando sair para um encontro. A biotina, que é uma importante vitamina, pode ser encontrada em fígado, soja, nozes, farinha de aveia, inclusive no arroz. Enfim, em muitos outros alimentos para uma boa saúde geral.

cabelo

Imagem: pimonpim/iStock


1 Combata a caspa com enxaguante bucal

Sim, aquele enxaguante bucal que você tem no armário do banheiro não serve apenas para manter as gengivas saudáveis e o hálito agradável, também pode fazer maravilhas pelos seus cabelos. Misture uma parte de enxaguante bucal para nove partes de água e aplique no couro cabeludo após o shampoo. Deixe por 5 a 10 minutos e enxágue bem. Faça isso com regularidade – a caspa logo passará a fazer parte do passado e os seus cabelos ficarão cheirando a limpeza. Saiba mais sobre como controlar a caspa.

Imagem: 5PH/iStock


2 Enxágue com hortelã

Se o cheiro do enxaguante bucal não lhe agrada, um enxágue de hortelã pode ser aquilo de que você precisa. Esmague um punhado de folhas frescas ou secas numa tigela e, então, despeje vodca suficiente apenas para cobri-las. Deixe descansar por um dia – não vale provar! – e coe. Então adicione aproximadamente 1⁄4 de colher (chá) de água, aos poucos, até a mistura tornar-se turva. Aplique no couro cabeludo após o shampoo e deixe por pelo menos 5 minutos antes de enxaguar. Você deverá ver os resultados após a segunda aplicação e, se não vir, pode beber a mistura – a vodca com hortelã, é claro, não o shampoo! Mantenha os cabelos saudáveis com essas 7 dicas.

cabelo

Imagem: Bojsha65/iStock


3 Tome biotina para ter unhas fortes

O segredo que os veterinários por muito tempo mantiveram na surdina é que a biotina (também conhecida como vitamina B7) ajuda a fortalecer os cascos dos cavalos, feitos da mesma substância das unhas humanas – a queratina. Uma equipe de pesquisadores suíços confirmou isso, dando um suplemento diário de biotina a um grupo de pessoas com unhas quebradiças. Depois de seis meses, suas unhas estavam 25% mais resistentes. Mas a biotina não deve ser tomada em doses maciças. Cerca de 250 mcg, 3 vezes ao dia, devem ser o bastante para fortalecer suas unhas. Você pode alcançar esses níveis com os alimentos certos.

cabelo

Imagem: AleksandarGeorgiev/iDtock


4 Seque as unhas com gelo

Usar esmalte de secagem rápida pode parecer uma boa ideia, mas o que você não sabe é que tais produtos costumam conter imensas quantidades de álcool e formaldeído, que podem levar as unhas a secar e rachar. Portanto, fique com os tipos de secagem lenta e experimente esta solução de secagem rápida: esvazie uma bandeja de cubos de gelo numa tigela, acrescente água fria o suficiente para cobri-los e mergulhe as unhas recém-pintadas durante 1 ou 2 minutos após aplicar cada camada. O esmalte das unhas permanecerá mais tempo se você tomar alguns cuidados.