Faça uma busca


|
Publicado em: 27 de agosto de 2019

Cabelos e unhas: descubra agora o que é mito ou verdade

Ao longo da história, cabelo e unhas têm recebido muita atenção da espécie humana.

Imagem: AND-ONE/iStock

O  significado simbólico e cultural  dos cabelos é grande. Isto é, basta ver o papel que os cabelos desempenham em contos de fadas, mitos, lendas e religiões. Por isso, cabelos e unhas são temas de muitas crenças e ditados populares – alguns verdadeiros, outros falsos…

Há milhares de anos, nós cortamos, tingimos e penteamos os cabelos de acordo com as convenções e a moda. Com um crescimento aproximado de 6 mm por mês, é a parte do corpo que sofre alterações mais perceptíveis com o tempo; apesar de ser constituído de células mortas. Para as pessoas, os cabelos podem expressar a sexualidade e a personalidade. Contudo, seu estilo já indicou desde poder e domínio até o estado civil.

A perda dos cabelos, voluntária ou imposta, pode simbolizar a adoção de uma vida espiritual (em comunidades monásticas), derrota militar ou perda da identidade (prisioneiros). Não é de admirar a existência de tantos mitos sobre eles. E o estilo das unhas – desde as longuíssimas, famosas entre a nobreza na China antiga, até as cuidadosamente tratadas e pintadas das supermodelos e das mulheres atuais – também pode transmitir mensagens culturais.

Calvície genética: veja o que fazer para amenizar o problema.

Descubra a verdade sobre cabelos e unhas

Eis um guia sobre alguns mitos e verdades mais comuns:

Eduardo Dutra/Unsplash

1. Cabelos pretos são mais fortes

MITO

Apesar dessa crença disseminada, os cabelos pretos são um dos mais frágeis. Também não é verdade que as tranças e os penteados com contas coloridas acelerem o crescimento do cabelo. Na verdade, podem danificar os fios.


Jens Lindner/Insplash

2. Preocupação torna os cabelos brancos

VERDADE

Pesquisas sugerem que isso pode ser verdade. A adrenalina, um dos hormônios do estresse, pode, portanto, lesar o DNA dos genes responsáveis pela produção de melanina, pigmento que dá cor ao cabelo.


Craig Mckay/Unsplash

3. Calvos têm maiores níveis de testosterona

VERDADE

E a calvície é provocada pela exposição dos folículos pilosos a quantidades excessivas de di-hidrotestosterona (DHT), produzida pela testosterona, o hormônio sexual masculino.


Roxanne Desgagnes/Unsplash

4. Eles crescem mais rápido no verão

VERDADE

No frio, o sangue é desviado para órgãos internos, o que reduz o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo. No calor, o aumento da circulação estimula a atividade dos folículos e aumenta a velocidade de crescimento dos fios. Os cabelos crescem 10% a 15% mais rápido no verão.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados