A casca de laranja, seca ou fresca, faz milagres em várias tarefas da casa, além de render um ótimo doce, claro. De fato, você pode acender a lareira ou a churrasqueira e espantar formigas. O que acha? E tudo com um perfume bem gostoso.

1- Use para acender o fogo

Certamente, cascas secas de laranja e limão são uma opção bem superior ao jornal para acender um fogo de churrasqueira. Não apenas pelo aroma mais agradável e por produzirem menos creosoto do que o jornal, mas também pelos óleos inflamáveis contidos nas cascas que proporcionam uma chama mais duradoura.

2- Crie um aromatizante

Os aromatizantes têm sido usados há séculos para preencher ambientes exíguos com uma fragrância agradável, bem como para combater as traças. Além disso, é muito fácil fazê-los: pegue um pacote de cravos-da-índia e enterre-os numa laranja, cobrindo toda a superfície. Está pronto. Bem simples, não é? Agora pendure o seu aromatizante com um barbante ou fio de náilon dentro do armário ou cristaleira, e ele manterá o espaço perfumado durante anos.

3- Perfume o ambiente com a casca da laranja

Aliás, perfume sua residência com uma fragrância cítrica revigorante. Basta ferver em fogo brando cascas de laranja e/ou limão com 1 a 2 xícaras de água por algumas horas numa panela de alumínio. Adicione água conforme necessário durante a fervura. Esse processo renova a panela e o ar de sua casa.

4- Afaste os gatinhos do gramado

Então, os gatos do vizinho ainda confundem seu gramado com a caixa de areia? Para gentilmente indicar a eles outro lugar, faça uma mistura de cascas de laranja e pó de café. Distribua-a pelos locais que os gatos andaram “frequentando”. Se os bichanos não entenderem a mensagem, espalhe mais um pouco.  Além disso, experimente umedecer a mistura com um pouco de água.

5- Aplique como repelente de mosquitos

Se você não está louco a ponto de esfregar cebolas (neste link) por todo o corpo para repelir mosquitos, ficará contente em saber que é possível obter resultados semelhantes esfregando cascas frescas de laranja ou limão sobre a pele exposta. Dizem que os insetos são totalmente repelidos por esses aromas. Mas tenha cuidado: não se exponha ao sol, pois poderá ter a pele manchada ou queimada.

6- Mostre a porta da rua às formigas

Livre-se das formigas no jardim ou no quintal (mais dicas). Num liquidificador, faça um purê ralo com algumas cascas de laranja e uma xícara de água. Despeje lentamente a solução nos formigueiros para eliminar as pequenas pestes.