Como adestrar um cachorro em casa

destrar um cão pode parecer complicado, mas com um pouco de dedicação é possível. Confira algumas dicas de como adestrar um cachorro em casa.

Douglas Ferreira | 5 de Agosto de 2020 às 14:00

alexei_tm/iStock -

Adestrar um cão pode parecer complicado, mas com um pouco de dedicação é possível. Abaixo você pode conferir algumas dicas de como adestrar um cachorro para cumprir algumas atividades básicas.

Ensine o comando sentar

O comando de sentar é um dos mais fáceis de ensinar a um cachorro.

Ensine o comando ficar

Mulher ensinando o cão a ficar (Halfpoint/iStock)

Ensinar o cão a ficar e depois a se aproximar é mais complicado, pois “ficar” é um conceito abstrato para um cachorro, enquanto sentar é uma ação física.

Ensine seu cão a parar de pular

Como parte de sua natureza exuberante, o cachorro pode pular para cumprimentar você ou outras pessoas. Para desencorajar esse comportamento indesejado, você e sua família devem seguir os mesmos passos. Quando o cachorro pular, não faça contato visual com ele, não toque nele nem fale com ele. Em vez disso, afaste-se ou empurre-o de leve. Quando é ignorado, o cão aprende que essa não é a forma de pedir atenção, e que um comportamento calmo é recompensado.

Ensine o cão a acompanhar você

Cão passeando ao lado do dono (Rohappy/iStock)

Na excitação do passeio, o cachorro pode naturalmente puxar e querer correr. Se seu cão começar a puxar no momento em que você encaixar a guia, não se mexa e espere. Não vá a lugar nenhum até que ele se acalme.

Se o cachorro tiver muita energia, deixe-o queimá-la um pouco no quintal antes de sair de casa.

Comece o treinamento no seu quintal, se você tiver um. Continue até que você se sinta à vontade para levá-lo a um parque em horários mais tranquilos, quando haverá poucas distrações. Peça a alguém que os leve de carro até o parque e volte com ele caminhando; é menos provável que o cachorro puxe no caminho de volta. Aos poucos o cão vai entender a mensagem.

Regras de ouro para a hora do treino

• Recompense o bom comportamento em vez de punir o mau.

• Seja coerente. Aplique sempre as mesmas regras, usando os mesmos comandos e as mesmas recompensas.

• Sessões de treinamento curtas, porém regulares, são mais eficazes do que uma longa.