As bolsas escuras ao redor dos olhos estão incomodando o seu visual? Confira abaixo como amenizar olheiras com soluções caseiras simples e mais uma dica extra:

Descanse uma compressa de chá sobre os olhos 

O chá de camomila possui ação calmante e anti-inflamatória e pode ajudar a diminuir o arroxeado das olheiras. Dessa forma, compressas frias deste chá sobre os olhos, têm efeito de vasoconstrição, ou seja, contraem os vasos sanguíneos. Para as olheiras, o chá deve ser feito mais concentrado e, antes de aplicar a compressa nos olhos, o chá e os saquinhos com a erva devem ir ao freezer por alguns minutos.

Os saquinhos de chá deverão repousar sobre seus olhos por, aproximadamente, 10 minutos. Neste tempo, você deve estar deitado e com a cabeça elevada, porque a posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada. O chá verde também é adequado.

 

Faça compressas de leite e mamão 

Para clarear as manchas arroxeadas também vale fazer uma compressa de mamão com leite. Bata meio mamão papaia com 100ml de leite (desnatado para peles oleosas, integral para peles secas), de modo a formar uma “papinha”. A mistura pode ser aplicada diretamente na pele ou repousar sobre uma gaze colocada previamente sobre as olheiras. Deixe 15 minutos e lave em seguida.

A compressa pode ser feita uma vez por semana.  O leite possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele – o que já era utilizado, inclusive, por Cleópatra, em seus famosos banhos de leite. Já o mamão possui papaína, uma enzima que promove renovação da pele.

 

Reduza o consumo de sal 

Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido em algumas partes do corpo. Mas você sabia que ele também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal e mantenha uma rotina alimentar balanceada.

 

Lave o rosto com água fria 

Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário. A água morna promove a vasodilatação, o que favorece o seu aparecimento. Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos ao redor dos olhos, amenizando as olheiras.

 

Dica extra: apele para o corretivo 

Agora você já aprendeu como amenizar olheiras com produtos caseiros, certo? Mas, caso você ainda não tenha obtido o resultado desejado ou está em uma situação de emergência e precisa esconder as olheiras, calma! No mercado, existem muitas opções de corretivos: líquidos, cremosos, em forma de bastão ou lápis etc. Além das bases tradicionais, em tom de pele, existem os corretivos coloridos, cada um com a sua função.

Para disfarçar olheiras, apele para o corretivo amarelo. Essa técnica segue o princípio de mistura de cores, de modo que o amarelo neutraliza o azul ou arroxeado das olheiras. Mas, se ao final o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo de sua cor.