Como emagrecer rápido: 5 coisas que todo mundo precisa saber

Saber como emagrecer rápido é o sonho de muita gente. Mas você sabia que a resposta pode estar no seu próprio corpo? Confira 5 segredos!

Redação | 16 de Abril de 2019 às 19:00

Wand_Prapan/iStock -

Muitas pessoas buscam diariamente receitas mágicas que ajudam a emagrecer. Algumas funcionam, já outras… Se você é uma dessas pessoas, nós temos 5 segredos para te contar sobre como emagrecer rápido aproveitando o seu próprio corpo.

1 – Regule o exercício com o seu ciclo menstrual

Se você estiver no fim do ciclo menstrual, aproveite para fazer uma enérgica sessão de spinning. Um estudo realizado na Universidade de Adelaide, na Austrália, mostrou que mulheres que se exercitam nessa época do mês, quando os níveis de estrogênio e progesterona estão no pico, queimam mais gordura com exercícios, o que leva à perda de peso e menos fadiga causada pelo esforço.

2 – Verifique os níveis de ferro

Um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos EUA, descobriu que mulheres com níveis baixos de ferro no sangue encontram mais dificuldade em manter uma rotina de exercício do que mulheres com níveis normais. Se você suspeita ser esse o motivo pelo qual se cansa tão rapidamente, consulte seu médico. Ele poderá lhe receitar um suplemento diário de 100 mg de ferro, capaz de dobrar a resistência de uma mulher com leve deficiência de ferro. Mas observe que essa é uma dosagem que só pode ser tomada após consulta com um especialista. Além disso, boas fontes de ferro alimentar incluem carne vermelha e ovos. Beber sucos de frutas cítricas nas refeições também aumentará a absorção de alimentos ricos em ferro, como feijões e verduras. Aprenda a fazer uma deliciosa limonada suíça e mais outras três variações!

3 – Ignore os espelhos da academia

Olhar-se enquanto malha pode até ser útil para monitorar a sua técnica, mas ficar se olhando pode funcionar também contra você. Um estudo mostrou que mulheres que se exercitavam na frente do espelho se sentiam menos calmas e mais cansadas depois de 30 minutos de exercício do que as que se exercitavam sem espelhos.

4 – Evite os vídeos de malhação das celebridades

Se você alguma vez comprou um DVD de exercícios ou viu vídeos no youtube, escolheu um estrelado por alguma celebridade? Especialistas acreditam que as modelos supermagras e “supersaradas” desses vídeos podem, na verdade, acabar com a sua motivação, deixando você muito menos confiante sobre atingir os seus objetivos de boa forma. Por quê? Porque parecem reforçar o abismo aparentemente intransponível existente entre as divas da malhação e as mulheres “de verdade”.

Se você quer um vídeo ou uma aula realmente motivadores, deve buscar um instrutor com o qual se sinta confortável. Encontre alguém dono de um bom histórico na área que, como o restante de nós, pareça precisar do exercício para estar com tudo em cima.

5 – Siga a dieta proposta à risca

O mais importante sobre perder peso é seguir a dieta, independentemente do programa de emagrecimento escolhido. Foi isso que revelou um estudo realizado por cientistas americanos. Pesquisadores compararam a eficácia dos Vigilantes do Peso, que limitam calorias e porções; da dieta de Atkins, que restringe a ingestão de carboidratos; da dieta da Zona, que modera alimentos com base no equilíbrio de proteínas e carboidratos para controlar os níveis de açúcar no sangue; e de dietas low carb.

Cientistas descobriram que se ater ao plano era muito mais importante do que o plano em si. Mas também descobriram que, independentemente do tipo da dieta, nenhum dos participantes seguiu o plano a longo prazo. Cerca de 21% desistiram depois de dois meses e 42% nos primeiros seis meses.

Superdica: seja saudável mesmo gordinha!

Muitas mulheres se sentem desestimuladas quando não percebem uma
perda de peso significativa após semanas de atividade física. Contudo, mais importante do que emagrecer rápido é manter o coração saudável. E as pesquisas mostram que é a quantidade de exercício que determina a saúde de seu coração e não o seu peso. Portanto, foque menos em seu peso e mais no seu bem estar; a perda de peso, se necessária, virá como consequência.