Faça uma busca


|
Publicado em: 12 de agosto de 2019

Como escrever bem: veja 33 dicas que você precisa saber

Descubra como escrever bem com estas dicas imperdíveis

Imagem: Antonio Guillem/iStock

Escrever bem não deve ser privilégio de jornalistas, advogados, escritores ou profissionais que ganham a vida a partir do texto. Engana-se aquele que pensa assim.

Conseguir se comunicar com clareza é, também, o que nos diferencia. Através da linguagem informal, essa comunicação é menos problemática — ainda que eventualmente com erros. Já no uso formal, isto é, escrito, erros podem levar à total incompreensão do que foi dito.

Com o advento da internet, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, a informalidade passou a determinar a qualidade da escrita e, consequentemente, da leitura. Neste ambiente, a escrita ganha regras próprias, abreviações e até neologismos.

Aprenda a escrever um e-mail profissional com 7 dicas

Saber escrever pode ser o fator determinante para conquistar uma vaga de trabalho, uma promoção ou simplesmente avançar na faculdade. Por isso, separamos 33 dicas que você precisa saber para começar a escrever bem. Aproveite!

quintanilla/iStock

1. Leia
A leitura permite aprender — na prática — normas gramaticais, além de aumentar naturalmente o vocabulário. Leia muito!


Green Chameleon / Unsplash

2. Simplifique
Não tente impressionar com uma escrita rebuscada. Priorize a clareza e a simplicidade.


NeONBRAND / Unsplash

3. Tenha um caderno de anotações
Não raro, aquela grande ideia surge no momento mais inusitado possível. Portanto, tenha sempre à mão um caderno para rabiscar novas ideias. Sua escrita começa a partir dali.


Kaitlyn Baker / Unsplash

4. Fuja da rotina
Fazer a mesma coisa sempre aniquila seu processo criativo. Estabeleça novos hábitos e desfrute de uma nova perspectiva para começar a escrever.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados