Do ponto de vista do sabor, o caldo de carne caseiro é muito melhor que as pastas, cubos e pós industrializados. E, além disso, também é mais saudável por não conter sal e aditivos químicos, o que não ocorre na maioria dos caldos prontos vendidos nos supermercados.

O caldo de carne caseiro pode ser feito com ou sem ossos e congelado para ficar sempre à disposição. Ao usar o caldo numa receita, você pode acrescentar sal a gosto, de acordo com os outros ingredientes.

A receita com ossos rende cerca de 1,2 litro, confira:

Ingredientes

  • 900 g de ossos de carne (boi, vitela ou cordeiro), picados
  • 2 ramos de tomilho fresco
  • 2 ramos de salsa
  • 1 folha grande de louro
  • um pedaço de aipo de 7,5 cm
  • 2 cebolas, grosseiramente picadas
  • 2 talos de aipo, grosseiramente picados
  • 2 cenouras, grosseiramente picadas
  • 4 grãos de pimenta-do-reino

Modo de preparo

1

Ponha os ossos numa panela grande com 2 litros de água. Após ferver, retire a espuma da superfície.

2.

Amarre o tomilho, a salsa, a folha de louro e o aipo, formando um buquê garni, e coloque-os na panela com a cebola, o aipo, a cenoura e os grãos de pimenta-do-reino.Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 5 a 6 horas.

3.

Coe o caldo numa peneira sobre uma tigela, descartando os ossos e os legumes. Deixe esfriar e depois leve à geladeira até que a gordura fique suspensa, formando uma camada sólida. Retire a gordura da superfície e descarte-a antes de usar o caldo.

Opção: caldo de carne caseiro sem osso

Se preferir, você também pode fazer um caldo sem osso:

1.

Numa panela grande, doure um pedaço de 125 g de músculo bovino ou de carne de cordeiro ou porco sem osso em 1 colher de sopa de óleo de girassol.

2.

Retire a carne, acrescente 1 cebola, 1 cenoura e 1 talo de aipo, todos
grosseiramente picados. Doure os legumes, adicione 2 litros de água e deixe ferver.

3.

Ponha a carne novamente na panela e aqueça até voltar a ferver em fogo baixo, retirando a espuma que se formar na superfície. Junte 2 folhas de louro, 1 ramo de salsa e outro de tomilho fresco, 10 grãos de pimenta-do-reino e 1/2 colher de chá de sal. Baixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 2 horas.

4.

Coe, leve à geladeira e remova a gordura, como na receita principal. Esta receita também rende cerca de 1,2 litro.

Como congelar o caldo de carne caseiro

Depois de levar o caldo à geladeira e remover a gordura, ferva-o até o sabor ficar concentrado, deixe esfriar e congele em bandejas de gelo.

Os cubos de caldo de carne caseiro podem ser usados individualmente: simplesmente acrescente-os a líquidos quentes, sopas, ou ensopados. Eles derretem quase no mesmo instante.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!