Faça uma busca


|
Publicado em: 21 de outubro de 2020

Como fazer matrícula escolar online?

Saiba as informações mais importantes de como buscar uma vaga na rede pública de ensino.

Imagem: Ridofranz/iStock

O ano já está quase no fim, e um novo ano letivo começa em breve. Por isso, pais e responsáveis que desejam matricular seus filhos nas escolas públicas do país precisam estar atentos às datas da matrícula escolar online.

O sistema Matrícula Fácil, criado para facilitar o acesso às vagas nas escolas municipais e estaduais, possui um calendário para cada etapa. Além disso, há uma orientação específica para cada caso, seja para a 1ª matrícula, renovação ou transferência.

Matrícula escolar online passo a passo

Atualmente, não é mais preciso ficar em filas enormes para tentar uma vaga em uma escola pública. Pois, com a plataforma Matrícula Fácil, escolas estaduais e municipais de grande parte dos Estados brasileiros disponibilizam suas vagas para o preenchimento em um só lugar.

Cada cidade que aderiu ao sistema de matrícula online possui o seu próprio site de matrículas. É preciso pesquisar em quais esse serviço está disponível. No Rio de Janeiro, onde o sistema foi implantado pela primeira vez, as datas ainda não foram divulgadas.

desenvolvimento das criancas
Fonte: Choreograph/iStock

Entretanto, é possível ter acesso a informações sobre os procedimentos e documentos necessários. De acordo com a plataforma, é possível fazer matrículas no ensino fundamental e ensino médio (regular, técnico, inovador, curso normal, vocacional e EJA (Educação de Jovens e Adultos)).

É importante saber:

  • Alunos que já estudam na rede pública de ensino podem fazer a matrícula informando apenas o código do aluno. O preenchimento é automático.
  • Alunos que precisarão mudar de escola devem fazer o procedimento de transferência.
  • Durante a inscrição, uma lista com as escolas mais próximas ao bairro de residência será mostrada. O solicitante poderá escolher até 5 unidades de ensino como opções para estudar.
  • A inscrição no site não garante a vaga. Depois de fazer a inscrição, o aluno ou responsável receberá um e-mail com um formulário a ser preenchido e solicitando os documentos necessários.
  • A confirmação, ou não, da matrícula também será por e-mail.

Mas fique atento! Pois as informações acima correspondem ao processo de matrícula no Estado do Rio de Janeiro. Vale a pena pesquisar as orientações específicas de cada cidade e o calendário oficial de matrícula, que podem variar.

Atenção!

Mesmo após confirmar a inscrição de seu filho virtualmente, ainda assim será preciso ir até a escola para confirmar a vaga. O sistema Matrícula Fácil registra a vaga mas não identifica o aluno para a escola. Desse modo, o responsável pelo aluno deverá ter em mãos todos os documentos necessários para confirmação da vaga e se dirigir até a escola na data informada no calendário de cada cidade. 

POR THAÍS GARCEZ

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados