Não há nada como o sabor de legumes e verduras frescos, recém-tirados da terra ou colhidos do pé. Uma horta lhe dá a conveniência de ter produtos à mão e, ao cultivá-los, você pode reduzir ou mesmo evitar o uso de pesticidas ou fertilizantes industrializados. Isso é bom para sua saúde e para o meio ambiente. E, se você planejar com cuidado, é possível ter verduras e legumes frescos o ano todo.

Nesses 10 passos você vai aprender o mínimo que precisa para começar sua horta:

1.

Não faça sua primeira horta muito grande. Se achar que precisa de mais espaço, você pode aumentá-la mais tarde.

2.

Escolha variedades resistentes a pragas, que cresçam bem no seu clima ou ambiente. 

3.

Para um fornecimento contínuo de verduras e legumes, faça semeaduras pequenas e sucessivas. Use sementes ou mudas em vez de comprá-las em cestas, que podem vir com plantas em excesso. Se precisar de ferramentas, veja essas que você pode improvisar em casa.

4.

Use um adubo vegetal entre as fileiras e entre as plantas para evitar o crescimento de ervas daninhas. Se elas aparecerem, arranque-as imediatamente.

5.

Forneça sombra para os cultivos feitos no verão com uma tela removível que pode ser retirada quando as plantas estiverem bem desenvolvidas.

6.

Verifique a horta em crescimento todo dia. Você só precisa de 5 minutos para regar, colher o que estiver maduro e procurar pragas ou doenças.

7.

Aceite o fato de ter folhas, e outras partes da planta que você não vai comer, danificadas, em vez de usar substâncias químicas para o controle de pragas. Se precisar de ajuda extra, considere a possibilidade de usar controle biológico ou alguns insetos benéficos.

8.

Regue a horta no começo da manhã ou à noite, nunca na hora mais quente do dia, pois a umidade se perderá com a evaporação.

9.

Para obter o máximo dos nutrientes e impedir o surgimento de pragas e doenças, evite cultivar verduras e legumes da mesma família no mesmo lugar por várias estações. Por exemplo, não plante brócolis depois da colheita de repolho – ambos são membros da família das brássicas.

10.

Plante flores ornamentais, como lavanda, entre legumes e verduras para atrair insetos polinizadores. Use também plantas medicinais, como erva-cidreira, nas bordas dos canteiros ou nos cantos dos caixotes. Experimente flores comestíveis também, conheça alguns tipos.

Agora é só colocar a mão na terra e criar a sua própria horta. Além de útil e bonito, ter uma horta em casa pode te ajudar a economizar.