Os tapetes fazem muita diferença na decoração dos cômodos e podem transformar ambientes. Mas, com a sujeira que carregamos diariamente para dentro de casa, é preciso limpeza constante para evitar o acúmulo de resíduos. Confira abaixo como lavar tapete e carpete de forma prática e sem complicação!

Primeiramente, é importante investir nos melhores materiais. Afinal, um tapete de baixa qualidade pode até mesmo causar alergias. Aprenda a fazer a escolha correta para o seu caso com as informações abaixo:

  • Os tapetes mais duráveis são os que têm fibras curtas e duras.
  • Tapetes de boa qualidade são feitos de fibras naturais com um alto índice de nós e são muito macios, mas sujam rapidamente e requerem mais cuidados.
  • Tapetes cujas fibras de lã, sintéticas ou mistas, são costuradas no tecido de apoio, são rústicos e relativamente resistentes a manchas. Por isso são adequados a aposentos muito frequentados.
  • No caso de tapetes aveludados, os pontos nodados são cortados. Graças à sua superfície aveludada e macia, esse tipo de tapete é indicado para quartos e salas.
  • No caso de tapetes tufados, as camadas de fios são de poliamida ou polipropileno e unidas por um filamento. Esses tipos de tapetes são bem resistentes, não são sensíveis à sujeira em função de sua estampagem e não são caros. São indicados para o uso em escritórios.

Agora que já fez a sua escolha, veja como fazer a manutenção:

 Como lavar tapete e carpete

Dica 1

Volta e meia os tapetes precisam de uma limpeza úmida. Tapetes pequenos podem ser lavados na máquina; já os maiores podem ser lavados à mão com uma solução de água, sabão e pequena quantidade de água sanitária, terminando com um enxágue apenas com água limpa. Para secar, o ideal é pendurá-los ao ar livre.

Dica 2

Detergentes em pó feitos em casa também são eficientes: misture 3 colheres de sopa de sabão em flocos com 500 g de fécula de batata ou amido de milho. Salpique a mistura sobre o tapete, esfregue-o com uma escova ou esfregão e conclua passando o aspirador de pó.

Veja também: 13 maneiras criativas de usar shampoo para limpeza

Dica 3

Para uma limpeza rápida que realce as cores, jogue um pouco de sal úmido sobre o tapete e carpete. Deixe agir por algum tempo e passe o aspirador com cuidado em seguida.

Dica 4

Para fazer uma limpeza natural siga a receita: rale batatas cruas e despeje água fervente por cima. Reserve por 3 horas e coe. Esfregue a pasta resultante sobre o tapete, deixe agir e remova-a com o aspirador de pó.

Dica 5

Por fim, lembra das nossas dicas para lavar roupas com vinagre e economizar? Então, o vinagre também pode ser usado para os tapetes! Para isso, esfregue o tapete com uma solução de partes iguais de água e vinagre. Enxágue bastante depois e deixe secar ao ar livre.