Como manter seu smartphone seguro e livre de hackers

Seu smartphone contém muitas informações pessoais, como listas de contatos e e-mails. Assim, faz sentido protegê-lo de olhos curiosos. Mas você sabe como

Douglas Ferreira | 5 de Abril de 2020 às 14:00

sunanman/iStock -

Seu smartphone contém muitas informações pessoais, como listas de contatos e e-mails. Assim, faz sentido protegê-lo de olhos curiosos. Mas você sabe como manter o seu smartphone seguro?

1 . Use a inicialização segura

Todos os telefones possuem alguma forma de proteção de senha. Uma vez configurada, requer que você digite um PIN (número de identificação pessoal) ou use a impressão digital antes de poder usar o telefone. A maioria dos smartphones já te dá essa opção logo na primeira vez que você o ligar. Mas caso você tenha pulado esta etapa quando comprou seu celular, não se preocupe. Você pode configurá-la no menu “Configurações” do seu aparelho.

2 . Tenha cuidado com o que baixa

Há milhares de aplicativos disponíveis para smartphones, alguns produzidos por desenvolvedores confiáveis, outros não. Apenas baixe aplicativos de desenvolvedores confiáveis e lembre-se de ler os comentários dos usuários antes de instalá-los.

3 . Atenção às permissões dos aplicativos

Geralmente quando instalamos um aplicativo algumas permissões de acesso são solicitadas. É muito importante você ler os termos do contrato do aplicativo e verificar se os seus dados serão usados corretamente e se as permissões solicitadas são essenciais par ao funcionamento do aplicativo.

4 . Cuidado com os links que te enviarem

Não clique em links suspeitos enviados por e-mail, whatsapp, ou sites. Muitos hackers usam esses links para invadir o seu celular e roubar dados. Portanto, cuidado!

5 . Instale um antivírus

Considere também instalar um antivírus, que pode ser baixado da mesma maneira que outros aplicativo na loja virtual do seu aparelho. Lembre-se de conferir os comentários para verificar a opinião dos usuários.

6 . Não realize transações bancárias usando redes públicas

Não realize transações usando nenhuma das suas senhas, códigos de PIN ou número de cartão de crédito numa rede Wi-fi pública. Criminosos interceptam e furtam informações com facilidade através dessas redes. Espere até ser possível conectar-se a uma rede Wi-fi segura, em casa ou em outro lugar.

Dica extra:

Confira a conta do telefone com cuidado e atenção. Procure por ligações para números desconhecidos e por grandes quantidades de dados baixados que você considere incomuns. Entre logo em contato com a sua operadora se identificar qualquer coisa suspeita.