Manchas nas roupas são comuns na vida de quem usa maquiagem frequentemente, principalmente durante o verão. Investir em produtos de boa qualidade resistentes à água é fundamental, mas, mesmo assim, alguma quantidade  ainda pode ser transferida para os tecidos e inutilizar peças. Confira abaixo como tirar mancha de batom e base das roupas de forma fácil em casa!

 

Como tirar mancha de batom com pão:

Antes de aplicar qualquer qualquer produto de limpeza sobre a mancha, é importante retirar o máximo possível do batom do tecido. Batons contém substâncias como ceras e óleos que podem espalhar ainda mais o pigmento caso não sejam retiradas antes da lavagem.

Então, primeiro, retire o miolo de um pedaço de pão e amasse para fazer uma bola. Role-a repetidamente sobre o local até que a sujeira se solte do tecido. Lave a roupa normalmente em seguida. A bolinha de massa também pode ser usada para retirar manchas em roupas que só podem ser lavadas a seco.

Outra dica é aplicar vaselina sobre a mancha de batom antes de lavar a roupa, após usar a bolinha de pão.

Como tirar mancha de base da roupa:

O truque do miolo de pão também pode ser usado para eliminar as manchas de base e outros itens de maquiagem como o lápis de olho dos tecidos. Resista à tentação de usar borrachas de lápis para tentar remover as manchas; na maioria das vezes, isso só vai piorar a situação.

Além disso, você pode usar um pouco de bicarbonato de sódio para eliminar manchas de base líquida das roupas. Primeiro, cubra a mancha completamente com o pó e espalhe-o delicadamente pelo tecido.

Umedeça uma escova de cerdas macias e passe suavemente sobre o local afetado. Se ainda restar um pouco de maquiagem, repita o processo até todo o resíduo desaparecer.

Conheça outros  13 usos incomuns para o bicarbonato de sódio no link!

 

Dica extra: um brinde à água com gás

Agora você já sabe como tirar mancha de batom e de outros produtos de maquiagem, mas lembre-se: a melhor maneira de se livrar das manchas é cuidar delas antes que sequem e se fixem no tecido.

Então, caso perceba uma mancha durante uma festa ou um jantar em um restaurante, peça um copo de água com gás. Leve a água gasosa ao banheiro e aplique a maior quantidade possível sobre o tecido. Espere um minuto e, em seguida, remova a mancha suavemente com um pano ou toalha de papel.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!