Algumas manchas no carpete são difíceis de remover, mas é possível dar um jeito na maior parte delas. Confira no artigo como tirar mancha de tapete e carpete de formas simples e baratas.

Primeiro, tenha em mente que quanto mais tempo demorar para limpar, mais difícil será remover. Além disso, não esfregue, caso contrário você acabará espalhando a mancha em uma área mais ampla. Em vez disso, absorva o líquido derramado com um pano limpo ou um toalhas de papel. Procure remover a mancha de fora para dentro usando movimentos circulares, e não acrescente nenhum líquido. Você só dificultará ainda mais a tarefa.

Para absorver grandes quantidades de líquido, coloque uma camada de panos brancos e limpos ou toalhas de papel sobre a mancha. Ponha uma camada de 1cm sobre o local e deixe que o líquido seja absorvido de um dia para o outro.

Agora que você já passou pelo princípio básico da limpeza de tapetes, veja abaixo como tirar mancha de tapete e carpete de acordo com a substância derramada:

Mancha de cera de vela

Deixe a cera endurecer, depois raspe o máximo que puder. Cubra o resíduo com mata-borrão, papel pardo ou papel-toalha e passe com a ponta de um ferro levemente morno. A cera derreterá e será absorvida pelo papel. Não deixe o ferro chamuscar o tapete.

Mancha de chiclete

Ponha uma sacola de cubos de gelo sobre a goma de mascar para congelá-la. Em seguida você pode quebrar a goma de mascar com um pequeno martelo e remover os pedaços. Esfregue qualquer resíduo com álcool mineral ou álcool metilado num pano macio.

Mancha de tinta

Marcas de tinta de caneta esferográfica devem ser esfregadas de leve com um cotonete mergulhado em álcool metilado. A tinta de uma caneta-tinteiro deve ser meticulosamente absorvida e limpa com água fria, antes de se usar um removedor de manchas de tinta adequado. Algumas canetas hidrográficas são à base de água, e as marcas de tinta devem ser tratadas com xampu para tapetes; se a caneta hidrográfica for à base de álcool, trate as marcas com álcool metilado.

Mancha de lama

Deixe a lama secar completamente e depois remova-a com uma escova. Então aspire e use shampoo para tapetes qualquer mancha residual.

Mancha de chá e café

Absorva meticulosamente e trate com shampoo para tapetes. Para as manchas difíceis de remover, use um solvente para limpeza a seco.

Mancha de urina

Absorva com lenços de papel e trate com shampoo para tapetes com adição de vinagre de vinho (50 ml de vinagre para meio litro de shampoo). Use um neutralizador de cheiros de animais de estimação para eliminar qualquer cheiro residual.

Mancha de vômito

Raspe quaisquer depósitos, tomando cuidado para não os espalhar sobre uma área mais ampla. Absorva meticulosamente com papel-toalha. Trate com shampoo para tapetes e um pouco de desinfetante para remover qualquer odor desagradável.

Mancha de vinho

Absorva até secar as manchas frescas, depois use shampoo para tapetes. Não ponha vinho branco sobre manchas de vinho tinto ou cubra com sal, isso é um mito!

Mancha de gordura

Solvente para limpeza a seco é a melhor forma de remover manchas de gordura em tapetes. Você pode comprar o produto na maioria das lojas de material de construção.