Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de junho de 2020

Confira 6 dicas de como fazer “lives” na internet

O preparo para uma boa transmissão ao vivo vai muito além do que só falar diante da câmera.

Imagem: RossHelen/iStock

Por causa do isolamento social, as “lives” – ou transmissões ao vivo – , estão em alta na internet.

Elas podem ser de música, astrologia, negócios, humor, entrevista, ou apenas uma conversa entre o anfitrião e seus espectadores.

Quem tem uma marca e quer divulgá-la, as transmissões ao vivo são um ótimo caminho para se conectar com o público e gerar confiança, além de ter custo baixo e a probabilidade de conquistar mais clientes. As lives podem ser feitas no YouTube, Facebook e Instagram, além de outros aplicativos específicos.

Mas e quem está começando agora e não tem ideia de como se preparar para uma live? Então, vamos dar 6 dicas de como mandar bem em uma transmissão ao vivo!

  • fizkes/iStock

    1 – Escolha um assunto

    Qual será o assunto a ser abordado e como será abordado? Planeje-se, escreva perguntas, possíveis dúvidas do seu público. Faça um cálculo de horário e estabeleça o momento de falar e de responder perguntas, caso tenha, já que o tempo médio de duração de uma live é de uma hora.


  • LightFieldStudios/iStock

    2 – Ensaie

    Mesmo que você já seja um expert em falar diante das câmeras, é sempre bom ensaiar para evitar imprevistos ou momentos desconfortáveis. Treinar no espelho ou até mesmo na câmera frontal do celular vai ajudar a controlar a ansiedade e falar com mais naturalidade com o seu público ou seu convidado.


  • simpson33/iStock

    3 – Verifique sua internet

    Muitas pessoas não dão atenção para a velocidade da internet, o que é um erro. Nas lives, pode ser prejudicial ter uma internet fraca, pois faz a imagem congelar ou sua transmissão cair com frequência. Por isso, escolha um ambiente em que o roteador esteja perto para ter mais alcance – caso seja wi-fi – ou vá para a casa de algum amigo ou parente que tenha o acesso mais rápido. Adquirir um bom pacote de internet nunca é demais.


  • m-gucci/iStock

    4 – Conheça sua câmera

    Dependendo de como vai ser a sua live – celular ou câmera de filmar – é imprescindível estar em dia com o seu equipamento. Você pode pedir ajuda para alguém que saiba manuseá-lo, caso tenha dificuldades. Monte seu “posto” perto de tomadas e fique atento à bateria. Veja um bom ângulo para aparecer – e esconda a bagunça!


  • frankpeters/iStock

    5 – Tenha uma boa luz 

    Se o seu equipamento já está pronto, é hora de se preocupar com a luz. O ideal é utilizar luz artificial, como de luminárias, caso você não tenha um equipamento profissional. Um bom investimento é o ringlight, o queridinho de quem faz transmissões com frequência, grava vídeos e tira fotos de perto. O ringlight ilumina o rosto de forma uniforme, fazendo com que não haja sombras. Fuja de janelas e frestas pois a luz do dia muda a toda hora, e pode te pegar de surpresa caso o tempo feche ou escureça.


  • anyaberkut/iStock

    6 – Divulgue

    Para ter um bom alcance de público, é primordial divulgar a sua “live”! Crie um título chamativo e faça um post nas redes e no WhatsApp. Peça para os amigos compartilharem e, principalmente, acessarem a live e se engajarem para ajudar. A união faz a força!


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados