Já passou pela situação de ter que descartar alimentos porque acabaram estragando? Isso pode ser evitado com algumas dicas simples sobre congelamento para preservá-los melhor. Mas preste atenção também na forma de descongelar! Confira todas a seguir:

Congele

Frutas vermelhas: Primeiro, congele as frutas vermelhas em uma assadeira, numa só camada. A exposição direta ao frio congela rápido. Isso evita a formação de cristais grandes de gelo que destroem as paredes celulares e fazem com que as frutas percam a textura e amoleçam quando descongelarem. Uma vez congeladas, estão prontas para serem transferidas para um saco de congelamento.

Não perca o leite: Comprou sem querer uma caixa com 12 logo antes de viajar? Congele a 0º por até três meses. O leite se expande quando congelado, então retire um pouco de cada caixa. Descongele na geladeira por dois ou três dias.

Nem os ovos! Comprou ovos demais na última promoção? Sem problemas: quebre-os um a um, dentro dos cubos de uma forma de gelo (os ovos de tamanho médio cabem perfeitamente). Depois de congelados, guarde-os em sacos plásticos. Descongele na geladeira de um dia para o outro.

Faça um purê de abacate: Congelar o abacate altera a consistência (deixando-o aguado e pouco indicado para cortar em fatias), mas ainda fica bom para fazer cremes, vitaminas e guacamole. Amasse com o garfo ou passe no liquidificador, ou multiprocessador, acrescentando uma colher de chá de suco de limão por abacate (os ácidos impedem que ele escureça). Guarde em recipiente hermético. O purê vai durar cinco meses.

Descasque os tomates: Preserve os tomates para fazer molho e sopa a qualquer momento. Congele tomates maduros numa só camada, em uma bandeja forrada com papel-manteiga. Depois de congelados, transfira para um saco de congelamento, no qual vão durar até oito meses. Para descongelar, deixe em água corrente morna. A pele sairá com facilidade.

Descongele

Amacie a manteiga: Para deixar a manteiga gelada mais fácil de passar no pão, mas não derretida, separe a quantidade que planeja usar em um prato. Encha um copo com água quente até que ele esquente pelo lado de fora, descarte a água, seque-o rapidamente e vire sobre o prato com a manteiga. Em cerca de um minuto a manteiga estará macia e prontinha para ser consumida.

Divida a carne: Programe-se para descongelar em pouco tempo a carne moída para uma refeição individual. Antes de congelar, achate a carne em um saco plástico (aumentar a área da superfície acelerará o descongelamento depois). Use o cabo de uma colher para riscar e dividir a carne em quadradinhos. Quando for cozinhar, quebre quantas partes precisar: descongelar vai ser rápido e fácil.

Dê banho nas frutas vermelhas: Em geral, é melhor descongelar as frutas vermelhas na geladeira de um dia para o outro. No entanto, se você está com uma vontade louca de comer mirtilos no café da manhã e não se preparou com antecedência, há um método mais rápido. Em vez de levar ao micro-ondas, que pode deixar as frutas moles, coloque-as em uma tigela e encha com água fria. Isso vai descongelar um punhado de mirtilos em cerca de 5 minutos.

Sirva fácil o sorvete: O sorvete está duro como um tijolo? Aquela uma faca afiada em água quente e use para fazer quadradinhos em cortes de 1,5 centímetro de profundidade, espaçando as linhas na mesma distância. Isso aumenta a área exposta do sorvete, acelerando o descongelamento (parecido com o truque da carna). Aquela o pegador em água corrente quente e sirva cada cubinho sem dificuldade.

Descongele a carne: Agradeça à aula de ciências por este truque. Lembre-se: metal conduz calor. Coloque a carne em um saco próprio para congelamento e ponha sobre uma panela de alumínio de cabeça para baixo. Encha outra panela com água à temperatura ambiente e coloque sobre a carne. Dentro de 5 a 10 minutos sua carne estará congelada.