A gestação é uma nova e importante etapa da vida de toda mulher. Por isso, é comum que sensações como medo e ansiedade aumentem consideravelmente, sobretudo para mãe de primeira viagem.

6 ideias para reutilizar a embalagem de lenços para bebê

Superada esta fase, o nascimento do bebê apresenta desafios inéditos para os pais, como o choro constante do recém nascido, o aleitamento, as poucas noites de sono completas, cólicas do bebê e entre outras inúmeras dúvidas sobre como lidar com o pequeno.

Banho de sol em bebê: saiba por que o seu também precisa

Hoje, no entanto, existe uma enorme quantidade de material disponível sobre o tema. Por isso, preparamos 15 dicas para mães de primeira viagem. Confira nos slides a seguir.

  • 1. Faça um plano de parto

    O parto marca o início da maternidade e, como tal, deve ser planejado observando as condições de saúde do bebê e da mamãe. É preciso definir o tipo de parto (normal ou cesárea), utilização ou não de anestesia em caso de parto normal, quem será o acompanhante, se terá ou não uma doula etc.

    gorodenkoff/iStock
  • 2. Conheça a maternidade onde pretende ter o bebê

    Conhecer as instalações é importante para reduzir a ansiedade e a insegurança. Verifique a infraestrutura do local.

    Jacek_Sopotnicki/iStock
  • 3. Descanse bastante antes do parto

    Aproveite o período anterior ao nascimento do seu bebê para descansar bastante. Após o parto, é comum ter noites de sono irregulares, já que o neném costuma acordar muito.

    tonefotografia/iStock
  • 4. Faça uma lista de itens para comprar

    Prepare-se para a chegada do bebê. Chame o papai para contribuir na criação da lista e na cotação de preços.

    comzeal/iStock
  • 5. Busque informações

    Hoje, há uma série de maneiras de se informar sobre o tema. E o melhor: de graça! Sites, canais no YouTube e até mesmo aplicativos especializados. Consuma todo o conteúdo que puder.

    Milkos/iStock
  • 6. Economize para as vacinas

    O planejamento financeiro é importante sobretudo para esta nova fase da sua vida. O preço da vacinação do bebê não é barato.

    scyther5/iStock
  • 7. Peça ajuda

    Você está numa nova fase da vida. É natural que precise de ajuda. Por isso, não hesite em pedir ajuda de familiares próximos neste momento.

    LightFieldStudios/iStock
  • 8. Não se desespere com o choro

    Bebês choram muitos e levará um tempo até que você consiga identificar o que ele quer quando chora. Não se desespere.

    LSOphoto/iStock
  • 9. Divida as tarefas

    Não adiante tentar administrar tudo sozinha. Aliás, você não precisa disso para ser uma boa mãe. Por isso, conte com o papai para dividir a tarefa e aceite, tanto quanto preciso, ajuda de familiares.

    Circle Creative Studio/iStock
  • 10. Evite comparações

    Cada bebê é unico. Comparações só geram frustração e preocupação. Faça as consultas regulares ao pediatra para se certificar que a saúde do pequeno vai bem.

    veSuarez/iStock
  • 11. Cuide da saúde emocional

    É comum nesta fase você ficar abalada emocionalmente, pois tudo é novidade. Então cuide bem da saúde emocional e, sobretudo, física.

    kieferpix/iStock
  • 12. Coloque o bebê para dormir ao primeiro sinal de sono

    O sono é uma das grandes dificuldades nesta fase inicial do bebê. Quanto mais sono o pequeno tem, mais irritado tende a ficar. Então, ao menor sinal de sono, coloque-o no berço para dormir.

    encrier/iStock
  • 13. Saia para passear

    Assim que o pediatra liberar para sair com o bebê, faça passeios curtos e deixe o pequeno pegar o sol do início da semana para garantir doses de vitamina D.

    diignat/iStock
  • 14. Organize a bolsa do bebê – sempre que sair

    Nos passeios com o bebê, é importante ter uma bolsa só com itens básicos que vai precisar: fraldas, lenços umedecidas, pomadas contra assaduras etc.

    IPGGutenbergUKLtd/iStock
  • 15. Crie uma rotina para o bebê

    É fundamental criar uma rotina para o bebê. Estabeleça horário do banho, de troca de fraldas, de banho de sol e da hora de dormir. Isto fará com que ele se sinta mais calmo.

    Milkos/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!