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Superdicas

Conheça 17 tipos de arroz, feijão e grãos fáceis de preparar

Conheça algumas opções de grãos para diversificar sua alimentação

Escrito por:

Thaís Garcez

Redator
tipos de arroz
bit245/iStock
Publicado em: Última atualização:

Com variedades de tipos de arroz e outros cereais, bem como feijões e leguminosas de cozimento rápido, você pode servir pratos deliciosos em pouco tempo. Dependendo do tipo de processamento, encontramos arroz do tipo: integral, parboilizado ou branco.

O arroz integral apresenta os grãos descascados mas não polidos, e por isso preserva a camada de farelo rica em nutrientes. Já o parboilizado foi descascado e polido e passa pelo processo de parboilização, que preserva a maior parte das vitaminas e minerais do grão. O arroz branco tem seus grãos descascados e polidos, contendo poucas vitaminas. Além do processamento, o arroz também pode se diferenciar pelo tamanho do grão.

Cereais com tempo de cozimento reduzido

Os cereais ou derivados a seguir levam de 5 a 15 minutos para cozinhar, com um breve tempo de descanso posterior. São saborosos acompanhamentos, podem ser usados em sopas, saladas, gratinados, bolinhos ou panquecas, e são indicados não apenas como base para pratos salgados, mas também para doces.

Leguminosas de cozimento rápido

Ervilhas, feijões e lentilhas secas são de uso múltiplo. A desvantagem é que estas leguminosas (com exceção das lentilhas) precisam ficar de molho antes do cozimento e ainda demandam um tempo relativamente longo para cozinhar. Mas, quando pré-cozidos e/ou congelados, também servem como ingredientes na culinária de preparo rápido. Outra opção são os produtos enlatados ou variedades que demandam pouco tempo de cozimento.

Conheça com detalhes cada um desses cerais e inclua-os no seu cardápio diário.