Que tal curtir a estação das flores ao ar livre? Com temperaturas mais amenas, essa é a época ideal para passear em parques e admirar a natureza. Você pode organizar um piquenique em família ou com amigos, levar as crianças para brincar no gramado ou praticar uma boa caminhada. São muitas as opções, e o melhor de tudo é que você não precisa gastar muito para aproveitar.

Nessa época, muitas flores aparecem e as folhas das árvores estão mais verdes do que nunca. Dependendo da região em que você mora, pode encontrar muitos canteiros e praças repletos de cor. Ou seja, é sem dúvida uma estação deliciosa de viver e sentir. Toda essa beleza pode ser vista de perto em várias cidades brasileiras que possuem parques e jardins. Por isso, selecionamos alguns para que você possa curtir de graça os dias ao ar livre. Anote e se programe!

Mas se você prefere passeios culturais, visite um desses 10 museus superimportantes para a nossa História.

Por Thaís Garcez

EduLeite/iStock

Bosque da Barra da Tijuca (Rio de Janeiro)

O Bosque da Barra, como é popularmente conhecido, é um parque municipal localizado na Avenida das Américas. Reúne nos seus 550 mil m2 vegetação local (restinga) preservada, um extenso lago e um orquidário. Quem deseja praticar esportes, pode contar com um percurso de 2.950 m em volta do parque e outros caminhos mais curtos. Ciclistas também têm seu espaço, pois podem aproveitar uma pista de mountain bike pela mata. Há ainda equipamentos de ginástica e um playground.


JoaoBarcelos/iStock

Se você pensa em ir de carro, não se preocupe, o local conta com estacionamento gratuito. Além disso, possui segurança, sanitários, bebedouros e uma ducha. Se você é da turma do churrasco, basta apenas deixar reservada (de graça) a churrasqueira na administração do parque. Aproveita e anota essas dicas para preparar o melhor churrasco! O Bosque da Barra fica aberto de terça a domingo, de 7h às 17h; no verão até as 18h. Não deixem de aproveitar!


Phaelnogueira/iStock

Parque Ibirapuera (São Paulo)

Localizado em uma das vias mais movimentadas da cidade, o Parque Ibirapuera é como um respiro para os paulistanos. Tombado pelo Patrimônio Cultural de São Paulo, o parque foi inaugurado em 1954 e possui 158 hectares. Seus jardins foram desenhados pelo paisagista Otávio Augusto Teixeira Mendes, mas seus prédios têm o traço do arquiteto Oscar Niemeyer.


Alfribeiro/iStock

O Ibirapuera é uma imensidão de possibilidades. Esculturas de artistas renomados dividem espaço com plantas nativas, enormes árvores e um lindo lago. Com muitos espaços ao ar livre, é possível estender a toalha no gramado e passar horas lendo um livro, conversando ou observando o vai e vem das pessoas. Grupos de todas as idades frequentam o Ibira (como é carinhosamente chamado).

Seu funcionamento vai de 5h às 00h e fica aberto 24h de sábado para domingo. A entrada é gratuita, mas o estacionamento é pago. Como possui muitas entradas, confira aqui a melhor maneira de chegar.