As dicas de conservação de alguns alimentos você não encontra descrita nem mesmo nas letras miúdas. Podem vir com a validade, mas às vezes sem o tempo útil do alimento depois de aberto. Então, eis algumas dicas para facilitar a sua vida.

Açúcar mascavo

Para evitar que endureça, transfira-o para um recipiente hermético de plástico e adicione itens úmidos como marshmallows, uma fatia de pão ou fatias de maçã. Ou mergulhe uma peça de cerâmica na água por 20 minutos e guarde com o açúcar para evitar que endureça ou para amolecê-lo se estiver empedrado.

Farinha

Mantenha a farinha de trigo integral gelada. O alto teor de óleo do germe de trigo pode deixar a farinha rançosa se guardada na despensa por muito tempo. Se não usar com frequência, guarde-a na geladeira num recipiente vedado, onde pode durar de dois a seis meses. Cheire para verificar seu frescor: deve estar quase inodora. Jogue fora se o odor for azedo ou amargo. (A farinha de trigo comum pode durar até um ano na despensa em recipiente hermético.)

Clique aqui e conheça receitas deliciosas.

Queijo

Deixe-o respirar. Embrulhe o queijo em material poroso, como papel-manteiga, por exemplo. Evite papel-alumínio e filme-plástico. Se não for exposto a certa quantidade de oxigênio, o queijo resseca rápido.

Molho de soja

Observe a cor. Quando novo, tem cor marrom-avermelhada. Se estiver mais escuro, esse ingrediente obrigatório da culinária asiática provavelmente sofreu oxidação. O shoyu não precisa ser mantido gelado, mas guardá-lo na geladeira ajudará a conservar o sabor no auge da qualidade por mais tempo. Dessa forma, deve durar até dois anos.

Manteiga

Você pode congelar os tabletes que não pretende usar logo. Isso evitará que estraguem ou absorvam o cheiro das sobras de comida, por exemplo. Fechada, a manteiga deve durar em torno de quatro meses na geladeira e cerca de um ano no congelador. Portanto, deixe os tabletes na embalagem original e guarde em sacos de congelamento. Um sinal de que você deve congelar a manteiga é a cor irregular, que significa que você não está consumindo os tabletes rápido o suficiente. A cor mais clara por dentro do que por fora indica que a ela sofreu oxidação.

Veja também receitas de biscoitos amanteigados.

Condimentos (vermelhos)

Guarde condimentos vermelhos na geladeira. Isto é, páprica, pimenta-de-caiena e pimenta chili em pó ficarão mais frescas e conservarão por mais tempo a cor intensa, que pode ser desbotada pela luz e pelo calor.

Azeite de oliva

Prefira as garrafas pequenas, a menos que você consuma muito azeite. Uma vez aberto, deve ser utilizado em até seis meses, se guardado ao abrigo da luz. O azeite de oliva fresco tem cheiro de azeitona madura e sabor intenso, às vezes apimentado. Contudo, um odor que lembre giz de cera  indica que o azeite estragou.

Mel

Ressuscite o mel que cristalizou aquecendo-o em banho-maria. Desse modo, mexa até os cristais se dissolverem. O mel não pode ser guardado na geladeira, pois cristaliza. Mas pode durar para sempre mesmo depois de aberto  (potes de mel  foram encontrados em tumbas egípcias, preservados) porque enzimas do estômago das abelhas geram substâncias que combatem  bactérias.

Creme de amendoim

Guarde as naturais de cabeça para baixo para fazer o óleo que se acumula perto da tampa circular pelo restante da embalagem e tornar a manteiga mais cremosa. Certifique-se de que a tampa esteja bem fechada para evitar vazamentos.

Maionese

Guarde na porta da geladeira. Na parte interna ela pode ficar gelada demais, fazendo-a separar-se e acumular óleo no topo do vidro. Mantida na porta da geladeira, ela vai durar dois ou três meses depois de aberta a embalagem.

Dicas para refeições suadáveis neste link.