O cuscuz marroquino é um ingrediente extremamente versátil e pode ser servido salgado ou doce. Nesta receita de cuscuz doce, ele é misturado com frutas secas e mergulhado em leite quente com frutas frescas, ficando parecido com um cereal quente. É uma ótima forma diferente de começar o dia!

Além disso, as ameixas da receita são alimentos bastante nutritivos, pois contêm grande quantidade de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos. Já o cuscuz marroquino é uma boa fonte de carboidratos e promove o bom funcionamento do intestino.

Se preferir, em vez de passas e ameixas, você pode usar outras frutas secas, como peras ou pêssego. Ou usar raspas de limão-siciliano em vez de raspas de laranja. Também é possível servir o cuscuz marroquino doce com leite semidesnatado ou iogurte de baixo teor de gordura em vez do creme de leite fresco.

Confira a seguir a receita que serve 4 pessoas. O tempo de preparo e cozimento é cerca de 20 minutos:

Ingredientes

  • 225 g de cuscuz marroquino (de semolina)
  • 85 g de uvas-passas
  • 85 g de ameixas secas picadas
  • raspas de 1 laranja pequena
  • 750 ml de leite semidesnatado

Para servir:

  • 2 nectarinas doces em fatias
  • 8 colheres de sopa de creme de leite fresco

Modo de preparo

1.

Coloque o cuscuz numa tigela com as passas, as ameixas e as raspas de laranja e misture bem.

2.

Ponha o leite numa panela e deixe levantar fervura. Em seguida, despeje-o ainda quente sobre a mistura do cuscuz, mexendo bem. Cubra com papel-alumínio ou um pano de prato limpo e dobrado. Deixe de molho por cerca de 10 minutos ou até o cuscuz ficar bem fofo e o leite ter sido absorvido.

3.

Distribua o cuscuz em tigelas com uma colher e coloque fatias de nectarina e creme de leite fresco por cima. Sirva imediatamente.

Opção: polenta doce

Você também pode fazer polenta doce, outra deliciosa opção para o café da manhã:

1.

Ferva 1 litro de leite semidesnatado numa panela. Acrescente 170 g de polenta instantânea e cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, por cerca de 5 minutos ou até a mistura engrossar e todo o leite ter sido absorvido.

2.

Adicione 85 g de cramberry e 85 g de damascos ou figos secos picados. Adoce a mistura com 2 colheres de sopa de mel e tempere com 1 colher de chá de “tempero misto” (canela, noz-moscada, cravo e pimenta-da-jamaica) ou canela em pó. Sirva quente com fatias de laranja ou mais leite.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!