Depois de um dia intenso, tudo que a maioria das pessoas quer ao chegar em casa é um pouco de paz e conforto. E não há nada melhor do que um ambiente que ofereça as duas coisas com poucos detalhes na decoração de casa.

Com pouquíssimos gastos, é possível transformar o espaço interno em um verdadeiro recanto de aconchego. Antes de mais nada, procure os espaços disponíveis em sua casa; pense em como eles podem ser modificados. Em seguida, imagine todas as possibilidades de transformação. Não imponha limites à criatividade!

Veja algumas dicas para criar uma decoração de casa confortável:

1. Aproveite a iluminação

Se a sua casa recebe iluminação natural durante a maior parte do dia, certamente é uma boa ideia usar isso a seu favor. Com espaços iluminados, você aumenta a impressão de aconchego no ambiente.

Poltronas são simpáticas e ajudam a melhorar a decoração de casa (JZhuk/iStock)

Poltronas são simpáticas e ajudam a melhorar a decoração de casa (JZhuk/iStock)

2. Arranje espaço para uma poltrona

Já que você tem um espaço sobrando no quarto, que tal preenchê-lo com uma agradável e simpática poltrona? O ambiente ganha um charme a mais, e você um cantinho aconchegante para leitura. Experimente!

3. Aposte nos contrastes de cores

Cores mais claras, aliadas à iluminação natural, costumam deixar a decoração de casa muito mais leve. Assim, você cria um ambiente aconchegante, confortável para o seu dia a dia. Porém é possível também utilizar cores mais escuras nas paredes que contrastam com objetos claros espalhados no cômodo.

Pequenos objetos, como quadros e até mesmo chapéus, podem ajudar a dar um up ao ambiente (KatarzynaBialasiewicz/iStock)

4. Invista em pequenos objetos

Quadros e porta-retratos podem transformar o ambiente de casa. Espalhe alguns pela casa, ou experimente construir um painel de fotos de família em uma parede nua! Você pode também desenhar uma árvore na parede, por exemplo, e pendurar as fotos em cada galho unidos em um tronco, para representar a sua família. Que tal colocar essa ideia em prática?

 

Plantas podem ser opções simples para decorar a casa e torná-la mais aconchegante (Scovad/iStock)

Plantas podem ser opções simples para decorar a casa e torná-la mais aconchegante (Scovad/iStock)

5. Utilize plantas

Se você gosta de plantas, vale a pena investir em algumas na decoração de casa. A lavanda, por exemplo, é uma ótima planta para interiores. Além do seu aspecto bonito que combina com qualquer ambiente, o seu aroma reduz o estresse, principalmente se utilizada nos quartos. No banheiro, é possível e muito charmoso inserir ramos de algodão em copos para criar um ambiente agradável.

6. Ainda sobre as plantas…

Plantas sempre oferecem ótimas opções de decoração para a casa, principalmente por fora. Seja em casa ou em um apartamento, paredes verdes são boas alternativas para criar um ambiente natural sem muito trabalho.

Almofadas coloridas ajudam a tornar a casa mais aconchegante e simpática (JZhuk/iStock)

Almofadas coloridas ajudam a tornar a casa mais aconchegante e simpática (JZhuk/iStock)

7. Abuse das estampas

Procure objetos que combinem com o ambiente da casa. As almofadas, por exemplo, representam uma ótima chance de melhorar o aspecto da sala através de estampas coloridas, pois elas levantam o astral. Faça o mesmo com cortinas ou capas de sofá, dependendo do seu gosto, a fim de melhorar o espaço!

8. Crie espaços dedicados a atividades costumeiras

O que você imagina quando vê o telefone carregando? Apenas um fio, ou uma possibilidade? É possível criar um cantinho dedicado a esse tipo de atividade. Decore uma caixa de sapatos e a pendure próximo a uma tomada. Para completar, escreva “carregue aqui” ou outra frase para dar um toque pessoal ao cantinho. Como resultado, você terá mais um espaço simpático em sua casa!

 

Estantes de livros podem ser uma ótima opção para o ambiente

Estantes de livros podem ser uma ótima opção para o ambiente (Shenki/iStock)

9. Faça estantes de livros minimalistas

Com algumas tábuas e mãos francesas simples ou temáticas, é possível criar um cantinho dedicado aos seus livros. Pendure-as imaginando formatos e formas diferentes que harmonizem com o ambiente.

 

Utilize o pisca-pisca como decoração especial

Utilize o pisca-pisca como decoração especial (KatarzynaBialasiewicz/iStock)

10. Aproveite o charme dos pisca-piscas

Quem disse que o pisca-pisca precisa ficar guardado durante todo o ano? Aproveite as luzes para criar um ambiente descontraído para qualquer cômodo da casa, já que elas trazem mais vida ao ambiente.