Nós, seres humanos, somos prolíficos produtores de lixo. Em meio a folhetos, embalagens, anúncios, alimentos e roupas, os resíduos são uma parte imensa da vida. Mas reduzi-los é fácil.

Na hora de comprar

Escolha com cuidado onde faz as compras. Comprar pela Internet significa muito material de embalagem (roupas, sapatos etc.). Quando comprar on-line, prefira adquirir tudo ao mesmo tempo, para diminuir o número de embalagens.

Quando for comprar mantimentos, leve uma sacola de tecido. Compre mais quantidade de uma vez só. Evite ir às compras todo dia ou toda semana, procure comprar a maior quantidade que possa usar sem estragar e depois divida o conteúdo em recipientes reutilizáveis.

Na hora de pagar

Pague eletronicamente. Na maioria das lojas, o cliente pode optar por não imprimir sua via do comprovante. No Brasil, a maioria dos estados já aderiu ao sistema de nota fiscal do consumidor eletrônica, em que o consumidor pode optar por receber a nota fiscal em seu e-mail ou fazer consultas on-line.

 

Reduzir, reusar, reciclar 

 

Na hora de cozinhar

Guarde as pontas dos legumes, os talos das verduras e os ossos de carnes, aves e peixes para fazer caldo, e compre beterraba e cenoura com rama; as folhas podem ser refogadas. Planeje as refeições e liste todos os itens que tiver de comprar para o cardápio da semana, inclusive temperos, acompanhamentos, café e até vinho. Desse modo, no final da semana ou do mês você não vai jogar fora comida estragada e não consumida.

Na hora de se vestir

No caso das roupas, compre menos e com melhor qualidade, e aprenda a executar pequenos consertos. Cerzir meias e remendar casacos vai reduzir o número de itens que você normalmente jogaria fora.

Para evitar descartar peças que acabaram desbotando ou manchando, tenha cuidado ao lavá-las. As roupas durarão mais se você prestar atenção ao que põe na máquina ao mesmo tempo. A antiga regra de separar as peças brancas, escuras e coloridas ainda é válida. Lave calças jeans pelo avesso para manter a cor vibrante. Já as roupas de baixo devem ser lavadas à mão para que durem mais; a agitação da máquina de lavar pode danificar sutiãs e outros itens delicados.

Recicle as roupas puídas. Transforme em panos de limpeza para a faxina da casa peças velhas demais para serem usadas ou doadas.