Quem tem filhos sabe o quanto é difícil entretê-los durante as férias escolares ou em fins de semana chuvosos. Então, que tal aproveitar os dias livres com as crianças de forma barata e prática, com materiais que você pode encontrar na sua cozinha? Dê uma olhada nas 5 opções de brincadeiras para crianças. Os pequenos vão adorar!

Mas fique atento: as crianças sempre devem ser supervisionadas por um adulto!

Alfira Poyarkova/iStock

1 – “Tinta” invisível de suco de limão-siciliano

Se seus filhos gostam de mistérios, ensine-lhes o segredo da escrita invisível. Tudo de que você precisa é uma pequena tigela com suco de limão-siciliano, um cotonete e um pedaço de papel. Mergulhe o cotonete no suco e escreva no papel. Quando secar, não restarão vestígios da “tinta”. Em seguida, segure o papel perto de uma lâmpada quente, sem tocá-la, movendo-o lentamente pela fonte de calor. Num passe de mágica, a escrita vai adquirir um tom marrom e ficará legível – um truque digno de Harry Potter e sua turma!

Sasiistock/iStock

2 Massas de modelar feitas com sal

Por que comprar massa de modelar quando você e seus filhos podem prepará-la em casa com itens baratos do armário da cozinha? Veja como: misture 180 g de sal com 150 g de farinha. Com o punho, faça uma cova funda na mistura e derrame aí 180 ml de água. Para dar cor, use aquarela não tóxica ou corante alimentício. Sove bem e forme uma bola. Abra com o rolo e entregue ao seu filho alguns cortadores plásticos de biscoito para recortar a massa, modelá-la em formas variadas ou fazer ornamentos. Se guardá-la em um recipiente hermético, poderá usá-la de novo.

OryGonian/iStock

3 – “Geleca” caseira

A “geleca” que todas as crianças adoram está a apenas um armário de cozinha ou loja de produtos naturais de distância! Prepare-a combinando 50 ml de água, 50 ml de bórax, 50 ml de cola lavável e anilina com a sua cor preferida. Guarde em um recipiente hermético.

Choreograph/iStock

4 – Leitura e mini-teatro

Os dias livres são a melhor oportunidade para incentivá-los a ler o que lhes derem na telha, nem que sejam apenas gibis. Depois da leitura feita, organize um pequeno teatro para as crianças contarem a história que leram. Você pode usar lençóis como cortina do “palco”, por exemplo.
Lembre-se que é lendo o que se gosta que surge gosto pelos livros.