Um gramado bem cuidado no jardim fornece uma área de lazer para crianças e animais domésticos, e reduz o calor perto da casa, mantendo a temperatura interna mais baixa. A grama é também um elemento muito útil para embelezar as áreas externas.

Porém, para ficar viçosos, os gramados precisam de manutenção constante: aparar, acertar as bordas, fertilizar, oxigenar e retirar ervas daninhas. Além disso, eles retêm muita água, apesar de existirem variedades tolerantes à estiagem.

Confira a seguir as dicas para ter um gramado sempre bonito:

JackF/iStock

Escolha a grama certa

A escolha da espécie da grama é fundamental para o sucesso do projeto do seu gramado. Por isso, leve em consideração os pontos a seguir:

  • Objetivo do gramado
  • Condições climáticas
  • Condições locais
  • Capacidade de manutenção

Weedezign/iStock

Utilize variedades que se desenvolvem por meio de estolões e/ou rizomas, como a esmeralda comum e a imperial (Zoysia japonica), a santo agostinho (Stenotaphrum secundatum), a bermuda (Cynodon dactylon), a batatais (Paspalum notatum) e a são carlos (Axonpus sp). Estas espécies têm seu desenvolvimento diminuído no frio, perdem coloração e às vezes até secam, mas se recuperam com as chuvas.

A grama esmeralda é a mais comum no país, representando cerca de 80% do volume de grama comercializado no Brasil. É indicada para gramados residenciais e áreas públicas, para o campo e para a praia, campos de esporte e no controle da erosão.


Hakase_/iStock

Plante mais de uma variedade se morar em uma região mais fria

Em campos esportivos ou para continuar a usar o gramado durante o inverno nas regiões mais frias do nosso território, como o Sul e o Sudeste, plante espécies de grama resistentes tanto ao clima quente quanto ao frio e siga estas dicas:

  • No outono, semeie os gramados com muitas sementes resistentes ao clima frio e espalhe no solo uma mistura própria para esse tipo de semente.
  • Quando a grama resistente ao clima quente naturalmente parar de crescer, a resistente ao frio começará a brotar, fornecendo um gramado verde durante o inverno.
  • A seguir, quando o tempo começar a esquentar, a grama fina resistente ao frio dará lugar à grama resistente ao calor, que retomará o crescimento.
  • Procure misturas de sementes de grama prontas: por exemplo, algumas misturas são adequadas para sol, outras para sombra, enquanto outras são para o clima de uma determinada região.

Chet_W/iStock

Tome alguns cuidados no plantio

Antes de assentar um novo gramado ou semear, misture alguns cristais solúveis no torrão sob o solo. Isso ajudará o solo a reter umidade.

Depois de assentar, regue bem para garantir que a grama crie um raizame forte. Quando estiver bem crescida, a grama pode sobreviver com um mínimo de água.