De bruços, de lado ou de costas? O modo como você se deita à noite pode fazer muita diferença pela manhã. Por isso, em casos de dor, é importante saber como dormir de forma adequada. Sabemos que é muito difícil encontrar um jeito de se acomodar no colchão de modo a não sentir dor durante todo o sono. Mas, a boa notícia é que não é impossível!

Com este guia você descobrirá que é possível relaxar mesmo com dores nas costas, pescoço e até nos joelhos. Veja a seguir como dormir com o que dói.

Dor nas costas

Um truque para reduzir a dor nas costas é manter a curva natural da coluna. O melhor é se deitar de costas ou de lado, com um ou dois travesseiros estrategicamente colocados para tirar a tensão de região lombar, explica o Dr. Jeffrey Goldstein, chefe de grupos de estudo da coluna no centro médico Langone Health, da Universidade de Nova York. “Geralmente, as pessoas se sentem mais confortáveis de costas quando há um travesseiro sob os joelhos; e, se estiverem de lado, entre os joelhos”, diz ele.

Dor no quadril

Se a dor no quadril se deve à osteoartrite, o conselho é o mesmo: deite-se de costas com um travesseiro sob os joelhos. Dessa maneira, você manterá a coluna neutra e causará menos pressão sobre o quadril. “Mais pressão significa mais dor, o que pode impedir uma boa noite de sono”, explica a Dra. Priyanka Yadav, osteopata e especialista em medicina do sono. Para prevenir a osteoartrite, confira essas dicas.

Dor no pescoço

Dor no pescoço pode ser um verdadeiro pesadelo. Dependendo do trauma, pode dificultar os movimentos por dias. Muitas podem ser as causas, inclusive a má postura. Mas como dormir tranquilamente com dores no pescoço? O travesseiro correto manterá a cabeça alinhada aos ombros para reduzir a dor no pescoço. Descubra a altura que o impede de forçar o pescoço para cima ou para baixo.

LIVRE-SE DO RONCO!

Se seu parceiro se queixa de seu ronco de urso, tente dormir de lado. Se o ronco for causado por congestão nasal, tente elevar a cabeça com dois ou três travesseiros. Dessa forma, você irá ajudar na drenagem nasal.

Dor no ombro

Dormir sobre o lado que não dói ajuda, mas pode acabar fazendo esse ombro doer também. Deite-se de costas, com uma toalha enrolada sob o pescoço para ajudar a distribuir a pressão de forma mais homogênea. Ou alterne entre as costas e o lado sem dor. Pôr um travesseiro comprido a seu lado impede que você role sobre o ombro dolorido.

Dor no joelho

“Muitas dores no joelho surgem quando as pernas se tocam”, observa Dr. Charles Bae, especialista em sono. Ele recomenda pôr um travesseiro entre as pernas para reduzir o contato. Para evitar que as dores cheguem, é preciso tomar alguns cuidados, como não abusar de saltos altos, por exemplo. Aprenda como tratar melhor o seu joelho, aqui.

Dor na mandíbula

Se você tem disfunção da articulação temporomandibular ou outro tipo de dor na mandíbula, durma com o rosto para cima. “Dormir com o rosto de lado pode pressionar a articulação da mandíbula e piorar a dor”, diz Dra. Ana Paula Ferraz-Dougherty, dentista.

Azia

Quando a válvula do estômago relaxa a ponto de deixar o ácido subir para o esôfago, você sente a sensação ardente do refluxo. Estudos mostraram que dormir sobre o lado esquerdo alivia os sintomas. Provavelmente, isso ocorre porque essa posição não deixa a válvula se abrir com tanta facilidade, aforma o Dr. David Johnson. Qualquer que seja a posição em que você dorme, use a gravidade a seu favor.

Mantenha a parte superior do corpo elevada com um travesseiro em forma de cunha com altura máxima de 20 a 25 centímetros. Isso é melhor do que usar uma grande pilha de travesseiros planos. Esse tipo de travesseiro (plano) deixa o corpo num ângulo mais acentuado, contrai os músculos abdominais como se você estivesse sentado. Além disso, pode pressionar o estômago.

 

Você já ouviu falar em analgésicos naturais? Muitas dessas dores podem ser aliviadas com o auxílio de substâncias existentes nos alimentos. Em casos mais simples, como uma leve torção, por exemplo, óleos feitos em casa podem diminuir a dor.  Aqui você descobre 10 alimentos que podem te ajudar a se livrar de dores causadas pela artrite e até inflamações. Não deixe de conhecer!