Como detectar e dar um fim aos piolhos

Ninguém gosta de piolhos. Eles são uma verdadeira praga indesejada. Se infestam por contato e sentem-se em casa tanto em cabelo limpo quanto em cabelo não lavado.

Redação | 24 de Abril de 2018 às 18:00

sbego2000/iStock -

Ninguém gosta de piolho. Eles são uma verdadeira praga indesejada. Se infestam por contato e sentem-se em casa tanto em cabelo limpo quanto em cabelo não lavado.

Fique atento se seu filho não para de coçar o couro cabeludo. Talvez seja sinal de infestação de piolhos, que pode durar semanas, até meses. Esses parasitas são mais comuns entre crianças em idade escolar com menos de 11 anos, em especial as que tem cabelos longos. As larvas de piolho grudam no cabelo, perto do couro cabeludo, até eclodirem. Pode até ocorrer erupção na nuca como reação alérgica às fezes de piolho. Mas calma, separamos algumas dicas para te ajudar a exterminar estes parasitas da cabeça das crianças.

Se o seu filho apresenta indíciosde estar com piolho,inspecione o couro cabeludo da criança minuciosamente. Piolhos vivos são o único sinal seguro de uma infestação em curso, e eles são difíceis de se ver. Procure também por ovos ou conchas em forma de gota, que podem ser confundidos com caspa. Inspecione golas e travesseiros, procurando manchas pretas de excrementos.

Para acabar com o intruso de uma vez por todas siga estes passos: primeiro você deve pentear o cabelo com um pente comum com o objetivo de desenbaraçar o cabelo. Depois reparta o cabelo em seções e trabalhe em cada uma com o pente fino. Comece a pentear o mais próximo possível do couro cabeludo e esfregue o pente com um tecido após cada passada de pente. Se encontrar piolho no tecido, repita a cada três ou quatro dias durante 15 dias para eliminar quaisquer novas eclosões. Procure tirar lêndeas também.

“Lêndeas” é o nome que se dá às cascas de ovo após a eclosão.

Pentear o cabelo molhado com um pente fino especial para piolhos, embora demorado, é um meio eficaz e não tóxico para erradicar piolhos. Aplique bastante condicionador e depois penteie meticulosamente.