Você sabe o que é o Dia Internacional da Internet Segura?

Os perigos que a Internet oferecem são tão numerosos quanto as vantagens do acesso. Veja como evitar que seus filhos sejam expostos na grande rede.

Redação | 6 de Fevereiro de 2018 às 17:00

YakobchukOlena/iStock -

Olhe para os seus filhos e pense: quantas vezes por dia eles têm acesso à Internet? É claro que, nos dias de hoje, é praticamente impossível uma criança não ter acesso a qualquer tipo de tecnologia. Ou ao menos saber o significado de palavras que antes não faziam parte do vocabulário.

A era digital já está presente na realidade de diversas famílias. Mas é preciso prestar atenção também aos perigos que rondam a rede. Para isso, foi criado o Dia Internacional da Internet Segura, um evento global voltado para a segurança, a saúde e a dignidade de crianças e adolescentes no mundo virtual.

Cuidado com o que seu filho vê na rede

O evento, lembrado anualmente no dia 6 de fevereiro, tem como objetivo conscientizar o uso ético e seguro da Internet. Promovido pela ONG Safernet em conjunto com o  Ministério Público Federal e o Comitê Gestor da Internet, o evento busca chamar a atenção para os perigos que ameaçam a criança no meio online.

Diante do amplo acesso, pais devem estar atentos para o que acontece na vida digital de seus filhos. Casos de ciberbullying e pedofilia na rede têm aumentado consideravelmente. Em vista disso, torna-se necessário o acompanhamento (não a espionagem!) dos seus filhos enquanto navegam.

Em primeiro lugar, é preciso cultivar a confiança. Pais não devem interferir diretamente na atividade dos filhos, mas sim manter um canal de comunicação aberto. Dessa forma, algumas atitudes podem ser mensuradas e atitudes invasivas e nada saudáveis, como vasculhar mensagens, podem ser evitadas.

Fique de olho nos comentários e nas curtidas. Por vezes, pessoas mal intencionadas podem deixar comentários inocentes em fotos ou postagens de seus filhos. Se alguém lhe parecer estranho, não hesite em perguntar a eles e continuar prestando atenção.

Atenção aos fakes, perfis falsos na Internet. Muitas pessoas criam perfis com fotos e informações falsas para passarem credibilidade quando buscam por vítimas.

Preste atenção ao comportamento online e offline de seu filho. O ciberbullying pode gerar ressentimento em crianças e adolescentes, e acabar tendo consequências desastrosas.

Converse com seu filho sobre a importância de regras morais, como o uso de celulares em salas de aula. Conscientize-os da melhor hora para utilizar os aparelhos. Alerte, também de forma aberta, sobre os perigos do contato com estranhos e com o que vê ou ouve na Internet. Dessa forma, é possível construir um ambiente saudável e seguro para todos.