Dia Mundial do Rock: 6 filmes para assistir em 13 de julho

Hoje é dia de rock, bebê! E se tem um dia no ano em que o bordão da atriz Christiane Torloni atinge seu máximo sentido, esse dia é 13 de julho. Para

Ana Marques | 13 de Julho de 2020 às 09:36

Yuliia Zatula/iStock -

Hoje é dia de rock, bebê! E se tem um dia no ano em que o bordão da atriz Christiane Torloni atinge seu máximo sentido, esse dia é 13 de julho. Para comemorar o Dia Mundial do Rock (que, na verdade, só é celebrado no Brasil), separamos 6 filmes e documentários sobre o gênero musical e seus grandes ícones no cenário nacional e internacional.

Prepare a pipoca, liga a TV e aumenta o som, que isso aqui é Rock ‘N Roll!

Leia também: Dia do Rock: relembre sucessos de trilhas sonoras presentes em filmes e animações

1. Barão Vermelho - Por que a Gente é Assim?

Direção: Mini Kerti
Ano: 2017

O documentário musical está disponível na Netflix e conta a história do Barão Vermelho, uma das maiores bandas de rock do Brasil, fundada nos anos 80, como uma banda de garagem. Você irá acompanhar a trajetória de Frejat (guitarra), Dé Palmeira (baixo), Guto Goffi (bateria) e Maurício Barros (teclados) ao encontro de seu vocalista, o lendário poeta Cazuza. A banda também relembra momentos de parceria entre os músicos, a relação com o frontman e curiosidades sobre os discos lançados.

2. The Runaways - Garotas do Rock

Direção: Floria Sigismondi
Ano: 2010

O longa conta a história da criação da icônica banda The Runaways, que abriu o caminho para mulheres em bandas de rock. Liderado pela guitarrista Joan Jette e a vocalista Cherie Currie, o grupo agenciado pelo empresário Kim Fowley atinge um sucesso estrondoso, mas os bastidores reservam relações conturbadas.

3. Escola de Rock "Rock is about the passion, man!"

Direção: Richard Linklater
Ano: 2003

Se você é fã de rock 'n roll e nunca viu "Escola de Rock", você está fazendo isso muito, muuuito errado! O filme de 2003 conta a história de Dewey Finn (interpretado por Jack Black), um roqueiro que é demitido da banda de rock No Vacancy. Para pagar suas contas, Finn se faz passar por professor substituto em uma escola tradicional, onde descobre um enorme talento musical em seus alunos.

4. Bohemian Rhapsody

Direção: Bryan Singer
Ano: 2018

O filme conta a história da entrada de Freddie Mercury para a banda Queen, e a sua trajetória junto aos músicos Brian May, Roger Taylor e John Deacon até o festival Live Aid, em 13 de julho de 1985 – dia que ficou conhecido no Brasil como o "Dia Mundial do Rock".

5. Rock Star

Direção: Stephen Herek
Ano: 2001

Chris Cole é um jovem dos anos 80 que trabalha como vendedor em uma loja e, nas horas vagas, é vocalista de uma banda cover da grandiosa Steel Dragon. A vida de Chris muda completamente quando ele é convidado a substituir o frontman de sua banda preferida e tem que encarar as diversas faces do que é ser um rockstar.

6. Somos Tão Jovens

Direção: Antonio Carlos da Fontoura
Ano: 2013

Renato Russo é um dos nomes mais importantes do rock nacional, mas em "Somos Tão Jovens" ele é apenas um garoto com um sonho. O filme mostra a trajetória do músico desde o Aborto Elétrico até a formação da Legião Urbana, com Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos.