Quando quiser sair da rotina com uma sobremesa sofisticada, mas fácil de fazer, experimente esta clássica delícia vitoriana. O doce de café não fica firme, pelo contrário, tem a consistência suave de um creme caramelizado que derrete na boca.

Confira a seguir a receita que serve 4 pessoas. O tempo de preparo é de apenas 10 minutos, mais cerca de 1-1 1⁄2 hora de descanso e 2-3 horas para gelar.

Ingredientes

  • 600 ml de leite integral não homogeneizado
  • 2 colheres de sopa de pó de café instantâneo
  • 1 colher de sopa de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de coalho líquido ou 10 gotas de coalho vegetariano

Para servir

  • 15 g de raspas de chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau
  • 2 bananas
  • 4 colheres de sopa de creme de leite fresco

Modo de preparo

1.

Ponha o leite numa panela e misture com o pó de café e o açúcar. Aqueça devagar até 36ºC, que é a temperatura normal do sangue. Assim, o leite deve parecer apenas quente ao toque. Como é preciso tomar cuidado para não esquentar demais o leite, use um termômetro culinário para checar a temperatura com precisão, caso tenha disponível.

2.

Despeje o leite quente numa tigela ou jarra e mexa uma ou duas vezes. Acrescente o coalho e mexa novamente. Despeje em 4 potinhos ou taças rasas para sobremesa. Reserve num local aquecido e deixe descansar por 1 a 1 1⁄2 hora ou até parecer firme. Depois, cubra e leve para gelar por 2 a 3 horas.

3.

Quando for servir, espalhe as raspas de chocolate em cada potinho. Corte as bananas em rodelas e sirva o doce de café com as bananas e o creme de leite.

Sugestões

  • Para fazer um doce de baunilha à moda vitoriana, dispense o café e misture 1 colher de sopa de essência de baunilha ao leite quente, após despejá-lo numa tigela e antes de adicionar o coalho. Sirva com pedaços de manga.
  • Experimente também esta receita de doce cremoso à base de leite: Misture 6 colheres de sopa – de um total de 600 ml – de leite integral com 6 colheres de sopa de amido de milho numa tigela para formar uma pasta homogênea. Aqueça o restante do leite com 100 g de açúcar refinado numa panela de fundo grosso até o açúcar se dissolver. Despeje um pouco de leite quente na mistura de amido de milho, mexendo sempre. Depois leve tudo de volta à panela. Aqueça a mistura, mexendo sempre, até que comece a borbulhar e engrossar. Cozinhe então em fogo brando por 1 minuto. Retire do fogo e acrescente 2 colheres de chá de essência de baunilha. Despeje numa travessa, cubra com filme de PVC e deixe esfriar. Leve para gelar por pelo menos 2 horas antes de servir com rodelas de banana, fatias de pêssego ou frutas silvestres diversas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!