Saber escrever um e-mail profissional é essencial para expor ideias corretamente e demonstrar profissionalismo. Além de evitar desentendidos  que podem custar o seu emprego ou aquela tão sonhada promoção. Leia a seguir 7 dicas simples para escrever melhor:

fizkes/iStock

1. Seja direto

É a primeira regra de ouro a ser considerada. Evite floreios como “venho por meio desta…”. Use uma linguagem simples e direta, afinal, estamos cada vez mais ocupados e repletos de distrações ao nosso redor.

Além disso, mesmo que esteja se comunicando com colegas de trabalho, quando o e-mail envolver mais de uma pessoa, evite brincadeiras ou trocadilhos no corpo do e-mail. Deixe a descontração para o cafezinho!


Deklofenak/iStock

2. Introduza o assunto com as palavras certas

O início do e-mail profissional é vital, pois é nele que se encontram as informações essenciais daquele comunicado. Do segundo parágrafo em diante, apenas informações adicionais devem ser incluídas. Procure escolher palavras-chave que digam exatamente o que você pretende logo no primeiro parágrafo. Por exemplo:

“Boa tarde,

Por favor, solicitar o orçamento à empresa X.”

Solicitar e orçamento são as palavras principais; por esse motivo, elas estão na primeira linha, logo abaixo da saudação.


Ridofranz/iStock

3. Faça a saudação adequada

Saiba com quem você está se comunicando. Evite utilizar pronomes de tratamento informais com superiores ou autoridades, por exemplo. Se estiver lidando com o presidente da sua empresa, pode utilizar Sr. (Senhor) ou Sra. (Senhora). Mas, se estiver escrevendo para autoridades políticas ou religiosas, opte por V. Ex.ª (Vossa Excelência, para cargos políticos e autoridades) ou V. Ema. (Vossa Eminência, para postos religiosos).


MangoStar_Studio/iStock

4. Procure se informar antes de enviar o e-mail

Se você planeja enviar um e-mail para sanar dúvidas, procure sempre se informar antes de fazer perguntas. Ler e-mails demanda tempo, e, em alguns casos, pode ser que você não receba a resposta imediatamente, o que pode atrasar as suas atividades. Talvez você encontre as suas respostas apenas indo atrás do que quer saber, sem esperar ninguém por isso.