Emergências no encanamento da casa geralmente envolvem inundação, mau cheiro… e até mesmo choques elétricos que podem ser fatais. Por isso, confira algumas dicas para resolver pequenos problemas. E não deixe de conferir o kit mágico de ferramentas que você precisa ter em casa!

Interrompa o fornecimento de água no encanamento

Para impedir que a água escape de um cano rompido, desligue o registro geral.

Uma dupla fatal

Água e eletricidade são uma combinação catastrófica. Mantenha distância de um vazamento ou inundação se existir qualquer chance de que a água tenha entrado em contato com um circuito elétrico. Se você puder alcançar o quadro de luz sem se molhar, desligue a chave principal.

Interrompa o vazamento de uma caixa d’água

Geralmente existe um registro embaixo da caixa d’água. Por isso, gire-o no sentido horário até que o fluxo de água cesse.

Pense antes de bombear

Conecte uma bomba elétrica em um soquete protegido por um relé de segurança, se possível. Não use uma bomba d’água a gasolina ou diesel dentro de casa, pois ela vai produzir gases nocivos.

Proteja-se

Use botas e luvas de borracha se o vazamento for de um cano de esgoto ou tiver sido contaminado por ele. Desinfete bem a área depois que estiver seca.

Faça uma represa

Se uma máquina de lavar roupas ou louça transbordar, construa uma represa em torno da área alagada usando toalhas de praia ou outros materiais absorventes. Isso vai confinar a água, tornando a limpeza mais fácil.

O nariz sabe

Um cheiro forte de esgoto em um banheiro, cozinha ou lavanderia pode indicar que a água do sifão do cano de esgoto secou. Despeje água no ralo do chão e veja se o cheiro desaparece. Caso contrário, chame o encanador porque o problema pode ser sério.

Não deixe os canos congelarem

Em algumas regiões do Brasil, as temperaturas podem ficar muito baixas. Se isso ameaçar congelar os canos, deixe as torneiras ligeiramente abertas até que a temperatura aumente. Leve a sensação térmica em consideração para decidir se a temperatura vai cair abaixo de zero.

Vá com calma 

É melhor remover o gelo de canos congelados com calma. Um secador de cabelo ligado no máximo vai funcionar. Não use pistola de ar quente ou, pior ainda, maçarico de propano. Eles vão derreter o gelo rapidamente, mas, tão rápido quanto isso, vão converter a água em vapor e explodir o cano.

Veja mais: 9 dicas de economia de água para ter um banheiro sustentável