O molho branco sempre dá um toque de requinte mesmo aos pratos mais simples. Além disso, ele é um recurso coringa na cozinha: pode ser usado na lasanha e outras massas, em panquecas, carnes e até legumes. Se você sabe como fazer molho branco, provavelmente conhece também diversos truques para incrementar o almoço com ele. Mas, se ainda não conhece a receita, anote os ingredientes abaixo e comece a praticar hoje mesmo.

Veja também: 5 receitas de recheios fantásticos para a sua batata assada

Existem muitas receitas de molho branco, algumas com mais ingredientes que outras. É importante ressaltar que cada cozinheiro faz suas experiências e descobre diversos sabores dessa maneira. Por isso, depois de entender como fazer molho branco, que tal começar os suas experimentos na cozinha? Prove outros temperos ou novas variações. Grandes chefs nascem apenas experimentando!

Veja a seguir como preparar um molho branco básico, porém muito gostoso para o seu almoço:

Turma da Mônica e Corpo Humano

Ingredientes

  • 50 g de manteiga;
  • 5 colheres de sopa de farinha de trigo;
  • 600 ml de leite desnatado;
  • sal e noz moscada a gosto.

Rendimento: 600 ml.
Tempo de preparo: 5 minutos.
Cozimento: 20 minutos.

Modo de fazer

  1. Derreta a manteiga numa panela pequena e junte a farinha, mexendo. Cozinhe, sem parar de mexer, por 2 minutos, até que a farinha de trigo cozinhe bem.
  2. Depois, tire a panela do fogo e, aos poucos, despeje o leite, mexendo sempre. Volte ao fogo até o ponto de fervura. Continue mexendo.
  3. Baixe o fogo. Deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo de vez em quando, até ficar suave e espesso. Tempere com sal e noz moscada.

Variações do molho branco

Por ser muito versátil, o molho branco possibilita a criação de algumas variações deliciosas. Veja algumas delas:

Quer saber como preparar o molho branco com queijo? Adicione 1/3 de xícara de queijo ralado ao molho, mexendo sempre, antes de servir.

Também é possível adicionar cogumelos à sua receita. Para preparar, cozinhe na manteiga 1 xícara de cogumelos em fatias finas antes de acrescentar a farinha em seguida.

Certamente não há nada que não fique saboroso com cebola! E o molho branco não é exceção. Para o molho de cebola, cozinhe na manteiga 1 cebola pequena picada por 5 minutos, ou até ficar macia. Junte-a à farinha e mexa.

Para preparar um molho de salsa, junte ao molho 2 colheres de sopa de salsa fresca picada e mexa.

Dicas de cozinheiro

Mas atenção! Embora haja muitas possibilidades, existem ainda algumas dicas especiais sobre como fazer molho branco de forma que ele não saia errado. Veja algumas delas:

Este molho geralmente não dura muito. Então, prepare-o pouco antes de usá-lo, para servi-lo geralmente logo na próxima refeição.

Para deixar o mais encorpado, utilize quantidade maior de leite. Mas não exagere muito, ou provavelmente o molho branco vai passar do ponto.

Para ficar mais picante, adicione uma pitada de pimenta-de-caiena ou 1 colher de chá de mostarda.