Faça uma busca


|
Publicado em: 17 de maio de 2020

Ervas medicinais: saiba como elas podem te ajudar no dia a dia

Como chás, cápsulas ou óleos essenciais, as ervas medicinais podem ajudar a cuidar de problemas como insônia e ansiedade

Imagem: AlexRaths/iStock

Desde a pré-história os seres humanos usam ervas medicinais para aliviar dores, para acalmar o estresse e a ansiedade e para dormir melhor. Nosso mundo moderno herdou esse conhecimento acumulado e hoje utiliza na medicina tradicional. Os remédios listados a seguir são usados há milhares de anos. Aliás, algumas dessas ervas você mesmo pode cultivar – e obter também o efeito antiestresse da jardinagem. Confira!

eskymaks/iStock

Combata o estresse com Ashwagandha

Embora pouco conhecida no Ocidente, a raiz seca de ashwagandha (em sânscrito, a palavra descreve o cheiro de cavalo da raiz fresca da planta) é usada na China e na Índia há mais de 3 mil anos como ingrediente de tônicos que combatem doenças e falta de energia e aumentam a capacidade do corpo de suportar estresse físico, mental e emocional. A ashwagandha também é usada como sonífero. Pesquisas modernas indicam que seu uso tradicional pode ter base científica. Sob a forma de raiz, cápsulas, comprimidos, chá e tintura, a ashwagandha é encontrada em lojas de produtos naturais e também é chamada de ginseng indiano.


Eugeniusz Dudzinski/iStock

Como usar

  • Tradicionalmente, ferve-se um pedacinho da raiz em leite ou água e toma-se como tônico.
  • O extrato da raiz de ashwagandha é encontrado em pó, cápsulas e comprimidos. Siga as instruções da embalagem ou a receita do terapeuta.

Segurança em primeiro lugar

Considerando-se que não há estudos formais sobre a utilização e os efeitos adversos da ashwagandha, grávidas, mães em aleitamento, crianças pequenas e pessoas com insuficiência renal ou hepática devem evitá-la. Como o nível de hormônio da tireoide pode subir, quem tem hipertireoidismo não deve usá-la. Caso tome outros sedativos, consulte seu médico antes de usar a ashwagandha.


serezniy/iStock

Alivie a ansiedade com bergamota

O óleo essencial de bergamota (Citrus bergamia) é extraído da casca dessa fruta azeda, que não é comestível, nativa da Calábria, na Itália. Esse óleo é ingrediente importante de muitos perfumes, como a água-de-colônia, e dá o aroma e o sabor típicos do chá Earl Grey. Além do cheiro agradável, esse óleo essencial contém substâncias naturais com propriedades ansiolíticas e levemente sedativas. Com sua fragrância suave, refrescante e tônica, o óleo essencial de bergamota é recomendado para aqueles que sofrem de ansiedade e dificuldade de dormir.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados