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Publicado em: 17 de maio de 2020

Ervas medicinais: saiba como elas podem te ajudar no dia a dia

Como chás, cápsulas ou óleos essenciais, as ervas medicinais podem ajudar a cuidar de problemas como insônia e ansiedade

dulezidar/iStock

Como usar

  • Pingue algumas gotas do óleo de bergamota em um vaporizador ao lado da cama à noite.
  • Para uso tópico, misture-o com um óleo-base como o de jojoba, de amêndoas-doces ou com azeite de oliva e faça uma massagem calmante que ajudará a aliviar a ansiedade.

Segurança em primeiro lugar

O óleo essencial de bergamota não serve para uso interno. O bergapteno, substância nele presente, é fototóxico; evite a exposição ao sol direto depois de usar o óleo em banhos e massagens. Esse óleo não foi testado durante a gravidez e a amamentação; durante esses períodos, evite-o ou só use o óleo essencial de bergamota sob supervisão médica.


Madeleine_Steinbach/iStock

Óleos essenciais

São óleos aromáticos extraídos de plantas por destilação a vapor. São utilizados na aromaterapia e misturados com óleos-base (geralmente sem cheiro) para uso em massagens.


Micolino/iStock

Relaxe com a camomila

O adocicado chá de camomila, feito com as flores secas dessa planta, é um remédio clássico para a excitação nervosa. A erva contém apigenina e luteolina, que promovem o relaxamento. Em um estudo, pacientes que fariam um cateterismo receberam chá de camomila para ver que efeito haveria no sistema cardiovascular. Embora esse efeito não tenha sido mensurável, 10 dos 12 pacientes adormeceram durante o procedimento. Os supermercados vendem o chá de camomila. As flores secas e outros preparados são encontrados em farmácias e lojas de ervas e produtos naturais.


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