Com as ferramentas certas, afinal, muitos problemas podem ser resolvidos em minutos. A solução talvez já esteja à sua espera, contudo, no armário ou até mesmo na fruteira.

Entretanto, estas ferramentas são mágicas por serem invisíveis e atuarem de formas surpreendentes e inacreditáveis. Dentre as ferramentas no kit mágico estão: lápis, bananas, velas, papel-alumínio e massa de modelar.

Elas podem ser usadas para solucionar problemas de encanamento, para abrir zíperes emperrados, para reparar arranhões em telefones e móveis, ou para consertar aparelhos de som.

1 / 16 próximo →
ferramentas

Imagem: AndreyPopov/iStock


1 Flanela de microfibra

Flanelas de limpeza convencionais são feitas de fibras de algodão, que, numa escala microscópica, tornam-se grandes e suaves. Microfibras sintéticas são cem vezes mais finas do que um fio de cabelo humano. Quando tecidas numa flanela, apresentam um imenso poder: pegam a sujeira com eficiência sem detergente ou outros agentes de limpeza desagradáveis. Além disso, não deixam rastros de fibras têxteis. São perfeitas para limpar eletrônicos delicados e telas, além de centenas de outras tarefas dentro de casa.

1 / 16 próximo →
ferramentas

Imagem: hatipoglu/iStock


2 Papel-alumínio 

O papel-alumínio deve ser a ferramenta mais versátil da cozinha. Sua superfície é coberta por uma camada de óxido, um abrasivo. Logo, folhas de papel-alumínio amassadas são perfeitas para esfregar e remover oxidação e sujeira. O papel-alumínio reflete calor, conduz eletricidade e se adapta a qualquer formato para servir de “ponte” entre contatos de bateria quebrados. Também maximiza o funcionamento do ferro de passar.

ferramentas

3 Lápis e borracha

Você pode fazer muito mais do que escrever com esta ferramenta de ponta dupla. A borracha na extremidade é perfeita para limpar superfícies de difícil alcance. O grafite do lápis é um eficiente lubrificante sem óleo. É muito usado por serralheiros para afrouxar os mecanismos de tranca e para manter as chaves girando livremente.

ferramentas

Imagem: Saaster/iStock


4 Vinagre branco

O vinagre destilado é um ótimo agente de limpeza e desinfetante que mata fungos e bactérias, por causa da alta acidez. O vinagre dissolve calcário e outros depósitos minerais presentes em vidro e aço cromado, o que faz dele ideal para polir acessórios de banheiro e para limpar pias, embora deva ser diluído em água antes do uso. Experimente colocá-lo sobre ferrugem – costuma restaurar superfícies de metal corroídas. O vinagre é um produto natural, não tóxico e barato, que pode ser utilizado com segurança. E, por ser biodegradável, não causará danos ao meio ambiente.

ferramentas

Imagem: Geo-grafik/iStock


5 Bicarbonato de sódio

O poder de limpeza do bicarbonato de sódio era bem conhecido pelos antigos egípcios e ainda é um dos melhores limpadores que você pode usar. É também um dos mais corretos em termos ecológicos, especialmente quando misturado à água para virar uma pasta abrasiva. É chamado de “amortecedor” pelos químicos, porque o bicarbonato neutraliza tanto os ácidos quanto os óxidos alcalinos. Assim, também absorve e se livra de odores desagradáveis de sapatos, geladeiras e ralos.

ferramentas

Imagem: Picsfive/iStock


6 Laquê 

Os agentes fixadores e os solventes presentes no laquê lhe conferem propriedades notáveis. Encontra-se no estado líquido ao sair da lata, mas logo se transforma numa película que proporciona forte resistência à água. Aplique-o sobre sapatos engraxados para protegê-los ou nos desenhos dos seus filhos para impedir que borrem. Use-o como uma cola de fixação rápida. Como já comentamos em outro artigo, até o esmalte de unha tem essa e outras utilidades.

ferramentas

Imagem: brunorbs/iStock


7 Velas 

Quando tiver de silenciar uma porta que está rangendo ou soltar uma gaveta emperrada, não há necessidade de comprar um lubrificante especial. Esfregar cera de vela na parte presa resolverá o problema. A cera também é ideal para preencher lascas e entalhes em móveis de madeira.

ferramentas

Imagem: Andregric/iStock


8 Secador de cabelos 

Quando precisar de uma fonte de calor que você possa direcionar e controlar, pegue o secador de cabelos. Uma rajada de ar quente ajudará a soltar cera de vela derramada ou etiquetas grudadas em móveis, a consertar uma bola de pingue-pongue amassada ou a remodelar as hastes de plástico dos óculos para um ajuste melhor.

ferramentas

Imagem: Mukhina1/iStock


9 Sacolas plásticas 

Podem ser usadas de muitas formas dentro de casa e no jardim. Transformam-se em luvas descartáveis, úteis e práticas, quando você estiver trabalhando a corrente de uma bicicleta, repleta de óleo. Ou, então, espalhando cera sobre os móveis. Funcionam também como meias impermeáveis se suas galochas vazarem. Se tiver muitas sacolas, tente utilizá-las em embalagens para “acolchoar” e proteger itens delicados que você esteja enviando pelo correio.

ferramentas

Imagem: igorr1/iStock


10 Frutas

O ácido cítrico do limão o transforma num limpador natural. O mesmo ácido dissolve o calcário que se acumula nas torneiras e nos acessórios de banheiro. De brinde, você leva o cheiro de limão fresco ao término da limpeza. Bananas contêm óleos e ceras que as tornam bastante escorregadias, mas também excelentes para preencher arranhões em telas de smartphones, CDs e DVDs.

ferramentas

Imagem: Anna-Khromova/iStock


11 Extensão da mangueira 

Uma mangueira é resistente e impermeável. Por algum tempo serve como emenda temporária para um cano rachado. Cortar um pedaço da mangueira no sentido longitudinal abre um leque de usos. Por exemplo, coloque um pedaço da mangueira cortada ao redor da alça de metal de um balde para torná-lo mais confortável de carregar; proteja as lâminas das ferramentas de jardinagem e dos serrotes, pressionando um pedaço sobre suas bordas afiadas.

ferramentas

Imagem: artas/iStock


12 Fita adesiva Silver Tape

A fita adesiva ficou famosa ao ser usada para salvar os astronautas a bordo do malfadado módulo lunar Apollo 13. E nenhuma casa – nem nave espacial – deve ficar sem esta fita. Ela é resistente, com uma tira de tecido na parte de trás, que serve para vedar rachaduras e furos até capturar moscas em sua superfície grudenta.

ferramentas

Imagem: beest/iStock


13 Palha de aço   

Este prático abrasivo é encontrado no mercado em categorias que vão desde superfino (número 0000) até grosso (número 4). Como a palha de aço pode ser modelada, ela é ótima para entrar em fendas bem apertadas. Use-a para limpar contatos elétricos, polir aço inoxidável ou como filtro para deter os resíduos que descem pelo ralo.

ferramentas

Imagem: bmcent1/iStock


14 Escova de dentes  

Não jogue fora aquela escova de dentes velha! Use-a para remover a poeira e a sujeira que ficam agarradas àqueles lugares de difícil acesso, como as ventoinhas dentro do computador, ou os cantos do forno ou da grelha. Acrescente pasta de dentes branca para polir os faróis do carro e as joias.

← anterior 16 / 16
ferramentas

Imagem: Tigercat_LPG/iStock


15 Massa de modelar 

As crianças adoram esta argila à base de óleo. No entanto, suas propriedades especiais garantem que tenha grande utilidade. É impermeável e funciona, então você pode aproveitá-la para estancar vazamentos. Ela também permanece flexível ao longo do tempo, o que significa que é possível empregá-la como amortecedor. Por exemplo, para silenciar o trepidar de uma janela ou o zunido de alto-falantes. E você pode usá-la para fixar quaisquer objetos de difícil manuseio (como joias) enquanto os conserta.

← anterior 16 / 16

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!