Quem não gosta de uma fronha de travesseiro limpinha e cheirosa? Mas quando a fronha ficar velha, use-a para tirar poeira, proteger suéteres e roupas no armário. Descubra aqui novas utilidades para as fronhas, novas ou muito usadas, que ajudarão você a cuidar da casa e da família.

1. Limpe as pás do ventilador de teto

Você já viu bolos de poeira caindo do ventilador de teto quando ele é ligado depois de várias semanas parado? Cubra uma das pás do ventilador com uma fronha velha e remova-a lentamente, depois faça o mesmo em todas elas. Enfim, as pás são espanadas e a poeira fica na fronha, em vez de cair no chão.

2. Remova as teias de aranha

Tem uma teia de aranha subindo até o teto da sua sala de jantar. Antes de usar uma vassoura para removê-la, cubra a vassoura com uma fronha velha. Agora você pode limpar a teia sem estragar a pintura da parede, além de ser mais fácil remover a teia da fronha do que retirá-la das cerdas da vassoura.

3. Cubra o trocador do bebê com fronha

Você já viu o preço de capas para trocador ultimamente? Esqueça isso. Compre algumas fronhas brancas e use-as para cobrir o acolchoado do trocador. Quando uma estiver suja, basta substituir por uma limpa.

Turma da Mônica e Corpo Humano

4. Prepare os travesseiros da viagem

As viagens de carro podem ser muito divertidas, mas também um pouco emporcalhadas. Seus filhos talvez queiram levar os próprios travesseiros, mas os sujarão com doces, alimentos e canetas. Pegue seus travesseiros favoritos e coloque várias fronhas em cada um deles, porque quando uma estiver suja, basta retirá-la e terá uma limpa por baixo.

5. Use para embrulhos

Está tentando embrulhar uma bola de basquete ou uma obra de arte com um formato diferente? Coloque o presente numa fronha e amarre com fita.

6. Guarde os suéteres

Guardados em sacos plásticos, os agasalhos de inverno podem ficar mofados. No entanto, se forem apenas guardados no armário, atrairão as traças. A solução pode estar entre suas roupas de cama. Coloque os agasalhos numa fronha para o armazenamento periódico. Eles estarão protegidos da poeira, mas ventilados através do tecido da fronha.

7. Proteja as roupas penduradas em cabides

Você acaba de lavar e passar sua blusa ou saia preferida e sabe que não a usará por algum tempo. Para proteger a roupa, faça uma abertura na parte superior de uma fronha antiga e coloque-a sobre o cabide e a roupa.

8. Guarde seus acessórios de couro

Você vai pegar uma bolsa de couro ou um par de sapatos de camurça em cima do armário e, obviamente, o objeto está empoeirado e agora precisa ser limpo. Poupe-se desse inconveniente guardando os artigos usados com menos frequência numa fronha. Eles estarão limpos e prontos para uso quando surgir a ocasião.

9. Organize os lençóis com fronha de travesseiro

Acabe com o pesadelo dos anfitriões. Seus hóspedes querem ir para a cama, mas ela não está arrumada. Você corre até o armário de roupas de cama, mas não consegue achar um jogo de lençóis que combine. Da próxima vez, organize sua roupa de cama. Coloque os lençóis lavados e dobrados na fronha do próprio jogo antes de colocá-los no armário.

10. Lave roupas delicadas na máquina de lavar

Suéteres e meias-calças ficam deformados quando são lavados na máquina. Para proteger essas peças durante a lavagem, coloque-as numa fronha fechada com barbante ou elástico. Ajuste a máquina para o programa de roupas delicadas, adicione sabão e não se preocupe com os nós.

11. Lave os bichinhos de pelúcia na máquina

A coleção de bichinhos de pelúcia do seu filho é fofinha, mas está totalmente empoeirada. Está na hora do banho, então coloque-os em uma fronha para lavar na máquina. A fronha garante uma lavagem delicada, mas completa. Se alguma parte dos bichinhos cair, ficará presa na fronha, e, assim, você poderá recolocá-la depois do banho na máquina.

12. Guarde a roupa suja da viagem

Quando viaja, você quer sempre manter a roupa suja separada da roupa limpa. Coloque uma fronha na mala para que seja armazenada dentro dela a roupa suja que for acumulando, pois quando chegar em casa, basta esvaziar a fronha na máquina de lavar e incluí-la no final.

Veja outros usos criativos para objetos domésticos:  13 usos incríveis para esmalte de unha e 9 utilidades criativas para sabão e detergente.