Mais um Carnaval, mais um ano em que o país se divide entre os que amam e os que odeiam a folia. Enquanto muitos vão para as ruas correr atrás dos blocos, há quem prefira se isolar e aproveitar o feriado para descansar. No entanto, a missão de fugir do Carnaval pode ser difícil para quem mora nas principais capitais brasileiras. Mas com uma viagem para qualquer um desses 17 destinos os seus dias de paz e silêncio estarão garantidos.

Viagem no Carnaval: como se preparar

Rodoviárias e aeroportos

Antes de tudo, é preciso estar preparado para colocar o pé na estrada durante esse período do ano. Não é nenhuma novidade que o Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e do mundo, o que atrai turistas de todos os cantos do planeta para terras tupiniquins. Assim, é necessário ter paciência e tranquilidade para para lidar com um volume maior de pessoas nos aeroportos e rodoviárias.

Leia também:

Passagens aéreas

Outro fator importante é o preço das passagens. Por ser alta temporada no Brasil, as passagens aéreas para algumas regiões específicas podem ficar mais caras durante o mês de fevereiro. Principalmente na semana anterior ao Carnaval e para os estados mais procurados por turistas. Por isso, não deixe para comprar sua passagem em cima da hora. Além disso, avalie o custo-benefício de fazer uma viagem de ônibus — caso escolha um destino brasileiro — em vez de avião.

Com esses detalhes em mente, é só escolher o seu destino e correr da folia.

17 destinos tranquilos para fugir do Carnaval

  • André Facury/Divulgação

    1. Caraíva

    Essa pequena cidade do litoral sul da Bahia é bem diferente de Salvador durante o Carnaval. Até há um bloco por lá, mas nada comparado a grande festa da capital.

    Pacata, Caraíva já foi considerada um dos destino mais bonitos do Brasil, devido ao visual paradisíaco, com praias, rios e ruazinhas de terra.

  • R.M. Nunes/iStock

    2. Foz do Iguaçu

    Na fronteira com Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu é uma das melhores opções para quem quer fugir do Carnaval em meio as belezas naturais das Cataratas do Iguaçu.

  • Divulgação

    3. Gramado

    Também no Sul do Brasil, Gramado oferece belos hotéis e pousadas para quem quer curtir o feriado em silêncio, acompanhado de um bom livro.

  • Divulgação

    4. Jalapão

    Destino muito procurado pelos amantes de ecoturismo, o Jalapão fica no Tocantins e impressiona pela riqueza ambiental. A região é cercada por serras e lagos, dunas, praias, rios e nascentes, sendo, assim, o destino ideal para quem procura mais contato com a natureza.

  • Divulgação

    5. Penedo

    Quer aprender um pouco sobre a cultura finlandesa e ainda se refrescar bastante nesse Carnaval? Vá para Penedo.

    Esse bairro charmoso fica em Itatiaia, município do Rio de Janeiro. É conhecido por ser a principal colônia finlandesa do país, fato que se manifesta na arquitetura e nas tradições locais.

    Os principais pontos turísticos são a Pequena Finlândia, onde é possível conhecer a casa do Papel Noel e o Museus Finlandês, além das cachoeiras.

  • Natael Júnior/iStock

    6. Serra da Canastra

    Nada melhor que fugir do Carnaval visitando um dos parques nacionais mais importantes do Brasil e ainda poder se deliciar com o queijo Canastra, que é vendido em vários pontos da cidade.

  • Divulgação

    7. Bonito

    Outro destino imperdível para os amantes de natureza e ecoturismo, Bonito é bastante conhecido pelos rios de água azul ciano extremamente translúcida, além das cavernas e lagos. Vale a pena fazer um passeio de barco, mergulhar e, para os mais corajosos, praticar rapel na região.

  • PurpleImages/iStock

    8. Chapada da Diamantina

    Também na Bahia, Chapada da Diamantina é repleta de quedas d’água, cachoeira e grutas. É muito procurado por turistas que buscam se isolar do caos das grandes cidade e com certeza é uma ótima opção para fugir da folia do Carnaval.

  • Rafael Serathiuk/iStock

    9. Chapada dos Veadeiros

    Badalada e versátil, essa é Chapada dos Veadeiros. Você pode curtir o seu Carnaval fazendo passeios tranquilos e em contato com a natureza ou se arriscar nos esportes radicais, como o rapel.

  • GianlucaFF/iStock

    10. Domingos Martins

    Esse pequeno município do Espírito Santo tem pouco mais de 30 mil habitantes e fica há 48km de Vitória. Por lá, é possível fazer passeios de tem, visitar a reserva de Kautsky onde há 100 mil orquídeas e bromélias, fazer trilhas ou simplesmente fazer um tour pelos principais restaurantes da cidade para experimentar as delícias locais.

  • advjmneto/iStock

    11. Fernando de Noronha

    O arquipélago de Fernando de Noronha dispensa apresentações. Extremamente belo e pacato, é o paraíso ecológico perfeito para fugir do Carnaval.

  • Reprodução Instagram/santoamarocoop

    12. Santo Amaro do Maranhão

    Um dos lugares mais fascinantes do Brasil, Santo Amaro é conhecida por abrigar as mais belas lagoas dos Lençóis Maranhenses.

  • Andre Palmeira/Divulgação

    13. São Miguel dos Milagres

    Outro destinos cercado por praias de tirar o fôlego é São Miguel dos Milagres, no Alagoas. O município é muito recomendado para viagens em família ou em grupos de amigos e é perfeito para quem gosta de mar e tranquilidade.

  • garytog/iStock

    14. Cartagena

    Cartagena é uma cidade colombiana que vem caindo nas graças de turistas do mundo inteiro. Charmosa e colorida, fica à beira do mar caribenho e oferece inúmeras atrações culturais e gastronômicas para fugir do Carnaval em grande estilo.

  • diegograndi/iStock

    15. Buenos Aires

    Que tal uma visita aos nossos vizinhos hermanos para fugir do Carnaval? Buenos Aires é uma das cidade mais interessantes das América e com certeza é um destino que merece ser visitado pelo menos uma vez na vida.

  • diegograndi/iStock

    16. Mendoza

    Terra do Sol e do bom vinho, Mendoza é uma cidade argentina famosa pelas vinícolas (que são abertas para visitação e degustação) e atrações gourmet. É mais uma opção de destino acessível na América Latina.

  • fotoquique/iStock

    17. Punta Del Este

    Talvez a mais conhecida cidade do Uruguai depois Montevidéu, Punta del Este também é um dos destinos mais acessíveis da América do Sul e pode ser uma ótima escolha para passar o Carnaval em paz.