Selecoes
Selecoes

Guia de cuidados caseiros para pele muito seca

A pele muito seca pode ser a porta de entrada para problemas mais sérios, como dermatofitose e frieira. Isso porque a pele seca apresenta pequenas

Thaís Garcez | 5 de Julho de 2020 às 12:00

Voyagerix/iStock
Voyagerix/iStock -

A pele muito seca pode ser a porta de entrada para problemas mais sérios, como dermatofitose e frieira. Isso porque a pele seca apresenta pequenas fissuras que permitem o acesso de fungos, bactérias ou outros germes. Inclusive, os pés são mais vulneráveis. Mas é possível deixar toda a pele com um aspecto saudável, veja como!

Cuidados essenciais

Receitas caseiras para pele muito seca

Tônico hidratante à base de aloe vera

Muitos tônicos são secos demais para uma pele muito ressecada, mas esta fórmula é perfeita. A aloe vera hidrata, o vinagre suaviza a coceira da pele e a perfumada lavanda reduz a vermelhidão. Aliás, o aloe vera traz inúmeros benefícios para o corpo, veja alguns. A água de flor de laranjeira (usada para cozinhar e em coquetéis) pode ser encontrada na maioria dos supermercados.

1. Raspe a seiva dos talos maiores de uma planta fresca de aloe vera (ou compre gel de aloe vera 100% puro numa loja de produtos naturais ou medicinais). Em seguida, coloque num vidro pequeno e limpo com uma tampa bem ajustada.
2. Fure as cápsulas de vitamina E com uma agulha limpa e esprema o conteúdo no vidro.
3. Adicione os outros ingredientes, feche a tampa e agite bem. Use discos de algodão para aplicar à pele depois da limpeza e não enxágue. Guarde o restante na geladeira.

RELACIONADAS

Trombofilia: entenda o diagnóstico de Maíra Cardi que acende alerta para futuras mães

Mensagens para provocar saudade sem dizer “sinto sua falta”

10 frases impactantes de filósofos brasileiros da atualidade

Creme refrescante para as mãos à base de hortelã e lavanda

As mãos são especialmente castigadas pelo tempo, e os sinais do envelhecimento surgem rapidamente. Mas é possível protegê-las com esta loção rica e suavizante.

1. Coloque os saquinhos de chá numa xícara e adicione água fervente. Cubra e deixe em infusão por 15 a 20 minutos. Em seguida, retire os saquinhos de chá.
2. Aqueça o azeite de oliva em banho-maria. Depois, junte a cera de abelha e mexa até derreter.
3. Retire do fogo e adicione aos poucos uma xícara do chá de hortelã, batendo continuamente até que estejam bem incorporados. Misture o óleo essencial de lavanda e despeje o conteúdo das cápsulas de vitamina E (furadas com uma agulha).
4. Por fim, coloque num vidro esterilizado com uma tampa bem ajustada e armazene em local fresco e escuro.

Hidratação na banheira

Sua despensa pode oferecer alívio imediato à pele que, pelo excesso de ressecamento, coça e fica esbranquiçada. Ao sair do banho, use um bom hidratante. Fazer isso enquanto a pele ainda está úmida ajuda a preservar seus óleos naturais. Mas, atenção! Adicionar óleo ao banho deixa o ambiente escorregadio, portanto tenha cuidado ao entrar e sair da banheira.

Na maioria das vezes, remédios caseiros simples e atenção constante se encarregarão de todos os casos de pele seca, exceto os mais graves. Mas, caso esteja realizando uma hidratação com frequência e não observe qualquer melhora depois de uma ou duas semanas de tratamento, consulte seu médico ou um dermatologista.

Compartilhe: