Guia definitivo de sobrevivência familiar no Natal

As reuniões de família nem sempre são fáceis. Mas, com nossas dicas para manter a calma, você chegará à sobremesa de bom humor.

Douglas Ferreira | 4 de Dezembro de 2019 às 12:05

ilustrado por Monika Melnychuk -

Está na hora de encarar os fatos: precisamos de um guia de sobrevivência para atravessar a temporada de festas de fim de ano. No filme Feriados em família, de 1995, Claudia Larson retorna à casa dos pais e tem de enfrentar a realidade maluca e difícil da família. “Você olha em volta, querendo saber: Quem são essas pessoas? De onde eu vim?”, pergunta ela.

De acordo com Andrew Sofin, psicoterapeuta e orientador de famílias e casais, essa sensação é comum. “Criamos histórias em torno da família”, diz ele. “Criamos essa ideia de que as famílias deveriam ser entidades bem homogêneas. A ideia é que sua família deveria refletir quem você é, e levamos para o lado pessoal quando alguém é diferente.”

Embora alguns tentem aliviar os dissabores comendo, existem outros mecanismos que engordam menos. “Em primeiríssimo lugar, deixe suas expectativas no lado de fora da porta”, aconselha Sofin. Antes da ceia de Natal com a família, escreva a lista de convidados e acrescente duas frases junto a cada nome: uma sobre o que gosta, outra sobre o que não gosta na pessoa. “Você vai entrar com um estado de espírito diferente”, diz ele. Por exemplo, se houver uma tia muito intrometida, lembrar-se de que ela também é amorosa, receptiva e gentil ajudará você a perceber que a curiosidade dela vem do coração.

Embora não haja regras rígidas de etiqueta, criar uma estratégia pode lhe trazer uma noite de vitórias. Aqui, examinamos cinco personalidades bem difíceis e comuns com as quais você pode dividir a mesa nessa temporada de festas. Nossos conselhos especializados vão ajudá-lo a enfrentar as situações com elegância, dignidade e compaixão – ou, pelo menos, a chegar inteiro à sobremesa.

POR CAITLIN AGNEW