Faça uma busca
|
Publicado em: 24 de dezembro de 2019

O que fazer com convidados a mais e pedidos especiais

Experimente estas soluções para quando você receber convidados além do previsto

Imagem: monkeybusinessimages/iStock

O jantar de Natal está pronto! Mas apareceram mais convidados do que você esperava. Um ingrediente necessário para a criatividade é a flexibilidade: a capacidade de se adaptar a situações novas. Ser flexível significa manter a mente aberta para os resultados que procura. Mesmo no Natal você pode passar por um contratempo.

Conheça nossas receitas de sobremesas para as festas de fim de ano. 

  • Deagreez/iStock

    Meu aparelho de jantar é para oito pessoas, e o jantar é para dez 

    Faça parecer proposital

    Se o jantar for informal, é possível que ninguém se importe que dois pratos sejam de aparelhos diferentes. Se o jantar for mais formal, considere esta solução: em vez de usar o aparelho de jantar formal de oito peças e dois pratos usados no dia a dia, use cinco de um e cinco de outro. Alterne os lugares assim: forma, informal, formal, informal. Ficará parecendo que foi planejado assim.

    Veja também como preparar pratos natalinos.

     


  • Ridofranz/iStock

    Fiz comida para seis pessoas, mas apareceram dez

    Prepare uma massa e faça um bufê

    No segundo em que você descobrir que haverá mais bocas para alimentar do que aquelas para as quais você cozinhou, ferva água  para fazer um belo macarrão. Uma vez cozida e escorrida a massa, faça um refogado de champignon (ou algo parecido), junte alho picado, azeite, tempere bem e polvilhe com queijo ralado. Sem atrasar demais a refeição, você agora tem um prato delicioso e nutritivo que, certamente, não deixará ninguém com fome.

    Você encontrará receitas fáceis aqui.


  • Devonyu/iStock

    Faça o peru render 

    A massa não é a única solução. Se você preparou um peru para seis pessoas, por exemplo, o que servir para as outras quatro? Uma solução simples e rápida é converter a sua refeição em um bufê. Coloque a refeição toda na mesa e chame os convidados para se servirem. Corte o peru em apetitosas tirinhas ou em pequenos pedaços e arrume-os numa travessa. Exponha os legumes num pirex com uma colher para servir.

    Segundo as regras de boas maneiras, as pessoas colocarão menos carne no prato do que comeriam se servidas individualmente. E com a massa sobressalente e um generoso cesto de pães, o que parecia não ser o bastante se tornará um banquete farto e agradável.

    Experimente nossas receitas de rabanadas!


  • Happycity21/iStock

    Agora é que ele diz que é vegetariano!

    Pergunte ao convidado o que ele quer 

    No instante em que você está dando os toques finais naquelas costelas de vitela, você descobre que o seu convidado de honra não come carne. O que fazer Na verdade, só existe uma pessoa capaz de responder: o convidado vegetariano.

    Pergunte a ele o que você pode preparar. Não será a primeira vez que algo assim lhe acontece, e o seu convidado poderá estar preparado com uma ou duas sugestões. Leve-o até a cozinha, desculpe-se por não ter sabido de antemão, abra a geladeira e os armários e diga: “Eis o que eu tenho. Vamos ver o que podemos fazer.” Não só o seu convidado comerá satisfeito como vocês dois terão estabelecido uma intimidade que talvez tenha sido o objetivo inicial do jantar.

    Conheça 8 deliciosas versões vegetarianas para pratos tradicionais.


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados