Comprar sapatos novos é o sonho de consumo de muita gente. Porém, depois da felicidade de sair da loja carregando as sacolas cheias, ao andar pela primeira vez com as novas aquisições muitas vezes nos deparamos com um difícil problema: os sapatos que pareciam perfeitos estão apertando demais ou machucam em determinados locais.

Mas não é preciso se sacrificar pela moda e deixar que os sapatos novos machuquem seus pés ou jogá-los no fundo do armário e perder o dinheiro gasto. Veja as dicas “de vovó” para dar um jeitinho nos sapatos novos e fazê-los durar mais:

Dica 1

Tente sempre comprar sapatos à tarde. No período da manhã nossos pés costumam ser menores por estarem menos inchados.

Dica 2

Encha dois sacos plásticos com água e feche-os bem (o ideal são os com fecho para vedação, geralmente usados para congelar comida), insira os sacos nos sapatos de modo que eles fiquem totalmente preenchidos e coloque-os no congelador. Após uma noite, tire os sapatos do congelador e espere a água derreter um pouco para retirar os sacos plásticos sem danificar os sapatos. Experimente usando uma meia e ande pela casa. Caso seja necessário, repita o procedimento.

Dica 3

Esfregar vinagre dentro dos sapatos de couro novos, especialmente os mais escuros, evita que percam a cor com o tempo.

Dica 4

Se o sapato novo estiver apertado, embeba um chumaço de algodão em álcool ou vinagre, umedeça os pontos que apertam e calce o sapato por algum tempo em casa.

Dica 5

Antes de sair para a rua com os sapatos novos pela primeira vez, aplique uma fina camada de creme impermeabilizante para evitar manchas. Alguns materiais, como couro e camurça têm produtos específicos para esse fim, geralmente vendidos também em lojas de sapatos.

Dica 6

Os saltos de cortiça tornam-se mais resistentes e duram mais com uma simples aplicação de esmalte de unha incolor.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!