Lavar louça é um trabalho do qual poucas pessoas gostam. Mas com um lava-louças essa tarefa pode ser menos sofrida. Além de favorecer a economia de água, a máquina aquece a água e deixa as louças mais limpas. Entretanto, com o uso contínuo alguns defeitos podem surgir.

A maioria dos problemas pode ser evitada com uma limpeza regular e com o uso da quantidade correta de produtos para a lavagem. Veja como solucionar com medidas simples!

Jevtic/iStock

O lava-louças não liga

Reinicie a programação

Os painéis de controle permitem que você escolha dentre uma variedade de programas de lavagem. Falhas nos circuitos são uma causa comum de defeitos em eletrodomésticos.

Se o lava-louças não funciona, certifique-se de que ele esteja ligado. Depois, tente zerar o controle. Você precisará apertar uma combinação de botões e esperar certo tempo antes de reiniciar. Consulte o manual.


AndreyPopov/iStock

O lava-louças está vazando

Identifique a fonte e acabe com o problema

Se o vazamento ocorre apenas de vez em quando, verifique se você arrumou corretamente a louça na máquina; se os braços da máquina tiverem o giro interrompido por uma panela ou cabo de faca, a água pode estar jorrando pela porta e vazando da máquina. Se o vazamento for persistente, localize a fonte. Para isso, primeiro esvazie o lava-louça, afaste-o da parede e execute um ciclo normal. Observe a máquina para identificar se o vazamento está vindo da frente ou das mangueiras de entrada e saída da parte de trás.


Seleções de Reader's Digest

Verifique a vedação da porta

Se a água estiver pingando da frente do aparelho, confira o filtro e a mangueira de saída; entupimentos farão o nível de água subir no interior do lava-louças e se infiltrar na vedação de borracha da porta. Abra a máquina e verifique os selos de borracha da porta. Se estiverem sujos ou com acúmulos minerais, limpe-os com um pano embebido em vinagre branco.

Selos gastos ou rachados precisarão ser trocados. Os selos no topo e dos lados são fáceis de substituir; os inferiores são mais difíceis, pois a porta precisa ser retirada primeiro. Deixe este trabalho para um profissional. Tire os selos antigos, certificando-se de remover quaisquer fragmentos de borracha presos nas bordas. Limpe a estrutura de metal sob os selos e encaixe a borracha nova. Lembre-se de comprar selos adequados ao modelo do seu lava-louças.


brizmaker/iStock

Ajuste os tubos

Se a água estiver vazando das mangueiras de entrada ou de saída na parte de trás da máquina, tente apertar as juntas de compressão plásticas entre o lava-louças e as mangueiras.

Verifique se não há rachaduras nas mangueiras. Dependendo do modelo, pode ser fácil substituir mangueiras danificadas por novas, ou será necessário desmontar parte do aparelho.