Lavar louça é um trabalho do qual poucas pessoas gostam. Mas com um lava-louças essa tarefa pode ser menos sofrida. Além de favorecer a economia de água, a máquina aquece a água e deixa as louças mais limpas. Entretanto, com o uso contínuo alguns defeitos podem surgir.

A maioria dos problemas pode ser evitada com uma limpeza regular e com o uso da quantidade correta de produtos para a lavagem. Veja como solucionar com medidas simples!

ronstik/iStock

Chame um técnico se o vazamento vier do corpo do lava-louças. É provável que a máquina precise de assistência profissional.


Seleções de Reader's Digest

A pintura do escorredor está danificada

Quando o revestimento de seu escorredor lasca ou arranha, o calor e a umidade logo corroem o metal sob ele. Isso não é apenas feio, mas pode arranhar sua louça, e manchá-la de ferrugem. Uma solução temporária é cobrir os buracos com um pouco de tinta, mas você deve substituir o escorredor assim que possível.


eskymaks/iStock

Retoque com tinta epóxi

Use uma tinta epóxi espessa e à prova d’água (disponível em lojas de ferramentas e materiais de construção) para pintar as áreas danificadas. Deixe secar por ao menos 24 horas antes de começar um ciclo de lavagem. Se o problema voltar, você pode não ter opção além de comprar um novo escorredor.


Seleções de Reader's Digest

O lava-louças não drena

A maioria dos problemas de drenagem provém de entupimentos no filtro. Você deve limpá-lo toda semana.

Limpe o filtro e verifique a mangueira de saída

Tire o lava-louças da tomada e, então, retire pratos, panelas e talheres, e o escorredor inferior. Sob ele, você verá o mecanismo do filtro. Acione a alavanca no topo do mecanismo para removê-lo.

Lave-o em água corrente quente, com uma escova para limpar. Recoloque o filtro e certifique-se de que esteja firme e bem encaixado. Se ele estiver frouxo, a água suja circulará pelo lava-louças.