Faça uma busca
|
Publicado em: 26 de junho de 2020

Lentes de contato – 10 dicas de segurança e limpeza!

Lentes de contato são excelentes opções para quem não se adapta a óculos. Porém, são necessários alguns cuidados extras...

Imagem: scyther5/ Istock

A maioria das pessoas adapta-se rapidamente às lentes de contato. Mas, a cada ano, aproximadamente um em 20 usuários de lentes vai defrontar-se com problemas. Muitos deles são pequenos, normalmente causados pelo uso prolongado ou negligência com a higiene.

Porém, o maior perigo com as lentes é o de ocorrer infecções. Por isso, seguir algumas dicas de segurança é fundamental para que seus olhos tenham uma relação longa e feliz com suas lentes. 

Medidas de segurança com as lentes de contato

As lentes de contato precisam ser armazenadas com cuidado. (PavelRodimov/Istock)
  1. Use apenas soluções recomendadas pelo oftalmologista. Existem grandes variedades de sistemas de "recipiente único", que é o modo mais rápido e fácil de usar. Mas, se seus olhos são sensíveis, um sistema de peróxido de hidrogênio pode ser melhor. 
  2. Nunca use água da torneira para lavar as lentes de contato ou os estojos. Há risco de contaminação por micróbios ou amebas, o que pode causar infecções oculares gravíssimas.
  3. Não use saliva para umedecer suas lentes, pois ela contém muitas bactérias.
  4. Tire as lentes antes de tomar banho, usar a sauna ou a hidromassagem.
  5. Não use lentes de contato para nadar ou praticar esportes aquáticos, a menos que esteja usando óculos com vedação firme. Do contrário, as lentes podem sair de seus olhos ou absorver a água da piscina, com o risco de infecção ou ardência por causa do cloro.
  6. Lave as mãos e enxugue-as bem com papel-toalha antes de manusear suas lentes.
  7. Não permaneça mais tempo que o recomendado com as lentes.
  8. Substitua lentes e soluções nos intervalos recomendados. A substituição das lentes evita desconforto, olhos secos, visão borrada e reações alérgicas que podem resultar do acúmulo de depósitos de proteínas nas lentes. Isto se aplica, especialmente, a lentes gelatinosas usadas durante a noite.
  9. Coloque as lentes antes de aplicar a maquiagem e retire-as antes de removê-la. 
  10. Se tiver algum sintoma, como coceira ou vermelhidão, retire as lentes e tente não usá-las novamente antes de consultar um oftalmologista. 

Veja também o que é a catarata, se ela tem cura e o que fazer para prevenir!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


Cadastre-se GRÁTIS para continuar lendo


Você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos

Já tem cadastro? Faça login aqui.

Já sou assinante da Revista Impressa

close