Infelizmente ainda não vivemos sem a limpeza doméstica, no mundo das casas autolimpantes. Enquanto esse sonhado momento não chega, ainda é preciso encarar a boa e velha faxina se quisermos manter nossa casa confortável e com aquele cheirinho gostoso de limpeza. Seguem algumas dicas para que o dia da faxina não se transforme em um pesadelo. Mãos ao esfregão!

E se a sua geladeira também precisar de uma limpeza, eis algumas sugestões.

  • 1 Use um timer

    Decida quanto tempo vai dedicar à faxina. A seguir, parcele o seu tempo – 15 minutos para passar aspirador e talvez o mesmo para limpar a pia, e assim por diante. Agora você tem uma meta cronometrada e verá que trabalha com mais afinco. Além disso, se realmente odeia uma determinada tarefa – limpar o banheiro, por exemplo –, saber que vai passar apenas 10 minutos lá talvez o deixe menos incomodado.

    design56/iStock
  • 2 Evite produtos concentrados

    Isso não é algo que os fabricantes vão alardear por aí, mas, a não ser que você os use com parcimônia, só vai jogar dinheiro fora ao escolher produtos de limpeza caros e muito fortes. Produtos de potência padrão são suficientes para a maioria das tarefas. Você, na verdade, precisa de pouquíssimo detergente para lavar o chão da cozinha – mais ou menos 2 colheres (sopa) da maioria das marcas mais conhecidas, misturadas a meio balde de água. No caso dos alvejantes, acrescentar mais tampouco os torna mais eficazes. Os germes morrem por causa do tempo em contato com a solução desinfetante, até quando você usa apenas a dose recomendada de diluição de 1 parte de alvejante para 30 partes de água. Veja o que tem em sua despensa que possa ajudar você na limpeza da casa.

    AndreyPopov/iStock
  • Limpe janelas por uma ninharia

    Por que um limpador de vidros, composto de água em sua maioria, custa mais do que um litro de gasolina? Porque os fabricantes querem que você pague por suas bem-boladas campanhas publicitárias. Então fabrique o seu por muito menos. Despeje 4 litros de água morna num balde, acrescente 100 ml de vinagre branco, 1 colher (chá) de sabão líquido de lava-louças e mexa bem. Se você vai limpar muitas janelas, aplique esse líquido com um esfregão, direto do balde. Depois, coloque num borrifador de plástico, pronto para ser usado no futuro. Já pensou em fazer seus próprios produtos naturais para limpeza de casa?

    didesign021/iStock
  • Dê um banho na pia

    Limpadores abrasivos podem arranhar a pia. Em vez de usá-los, experimente um banho de ervas. Mergulhe vários ramos de alecrim e tomilho em água quente, deixe por algumas horas e coe. Tampe a pia, despeje a solução e deixe de um dia para o outro. No dia seguinte, encontrará uma pia reluzente e perfumada e o banheiro também.

    rodho/iStock
  • Ponha tabletes no vaso

    A maioria dos produtos de limpeza para vasos sanitários é altamente cáustica, então experimente algo mais suave que funcionará igualmente bem. Uma vez por semana jogue no vaso dois tabletes do produto para limpeza e higienização de dentaduras e deixe por pelo menos 20 minutos. Depois dê uma rápida escovada e acione a descarga. O mesmo princípio que torna as dentaduras brilhantes deixará o seu vaso reluzente. E você ainda economizará.

    tomgigabite/iStock

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!